Teses e Dissertações

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    Fatores críticos de sucesso em cooperativas de cafeicultores de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-27) Mariano, Thiago Heleno; Braga, Marcelo José
    A eficiência e o desempenho das cooperativas estão condicionados à implementação de boas práticas de gestão e estratégias adequadas, aqui denominadas de Fatores Críticos de Sucesso (FCS). Destarte, a presente dissertação detém o propósito de avaliar os FCS em cooperativas de cafeicultores do estado de Minas Gerais, de modo que seja possível propor um conjunto de medidas capazes de aprimorar seus resultados e reforçar o seu papel econômico e social. Com este desígnio, foram desenvolvidos três artigos que contribuíram com a identificação dos FCS. O primeiro apresenta a contextualização do agronegócio do café em Minas Gerais e uma consulta a especialistas da área de administração de cooperativas e cafeicultura por meio da Técnica Delphi, que resultou na identificação de um conjunto de estratégias relevantes para os cafeicultores e suas cooperativas. O segundo artigo consiste na avaliação da eficiência das cooperativas de cafeicultores e na identificação dos elementos que a condicionam, em que foram utilizados, respectivamente, o método Data Envelopment Analisys (DEA) e o modelo Tobit. O terceiro artigo se refere a um estudo de caso realizado em um dos benchmarks identificados na análise de eficiência e teve o objetivo de identificar as principais estratégias e práticas de gestão adotadas. Ainda, o terceiro artigo apresenta a conclusão sobre os principais FCS para as cooperativas de cafeicultores de Minas Gerais. Verifica- se a existência de alinhamento entre os resultados dos artigos, o que contribuiu com a elaboração da proposta de intervenção pautada nos FCS identificados. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar FCS para as cooperativas de cafeicultores mineiras, que podem ser sintetizados em três categorias: Governança Corporativa, Relacionamento com o Cooperado e Estratégias de Diferenciação. Destaca-se que nessas categorias são evidenciadas estratégias que visam agregar valor na relação entre cooperado e cooperativa, por meio do oferecimento de um mix de produtos e serviços adequados à sua demanda, bem como a definição de estratégias de diferenciação que visam posicionar a cooperativa de maneira competitiva no agronegócio do café. Palavras-chave: Estratégia. Cooperativismo. Governança Corporativa. Diferenciação. Agronegócio do Café.
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    Empoderamento das mulheres do café feminino do grupo MOBI na COOPFAM
    (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2021-12-14) Flaviano, Viviane; Souza, Renato Santos de
    Esta tese teve como objetivo compreender os processos de Empoderamento feminino presentes no cotidiano das mulheres cafeicultoras produtoras do café orgânico feminino do município de Poço Fundo (MG), bem como identificar quais são as vertentes do Empoderamento feminino na dinâmica do trabalho feminino na agricultura familiar com foco na cafeicultura orgânica. Para tanto, foram realizadas doze entrevistas em profundidade com as produtoras e três entrevistas com produtores. As produtoras eram vinculadas ao grupo de mulheres o MOBI (Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade), associadas à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região a COOPFAM. A pesquisa se apoia em três eixos conceituais, quais sejam, Agricultura Familiar, Gênero e Empoderamento Feminino. O estudo é de corte qualitativo considerando gênero como categoria analítica, através de entrevistas semiestruturadas e de observação não participante. As entrevistadas aconteceram no ano de 2019, sendo que o primeiro contato aconteceu em março de 2019 e o ultimo em março de 2020, completando assim doze meses de pesquisa de campo. O contexto empírico da pesquisa localiza-se no município de Poço Fundo, no sul de Minas Gerais. Foi utilizado a saturação de dados para definir o número de participantes nas entrevistas. Os resultados mostraram que o Empoderamento dessas mulheres do café aconteceu através do trabalho e de lutas pela conquista de espaços e direitos políticos, econômicos, sociais e financeiros. Foi identificado quatro variáveis em relação ao Empoderamento que contribui para que esse grupo de mulheres se sinta com poder, são eles; individual, financeiro, organizacional, coletivo e/ou comunitário. Os perfis das entrevistas são bem semelhantes, uma vez que de acordo com a metodologia de saturação, com dez entrevistadas já começaram a se repetir os discursos e as histórias de vida. O MOBI é o maior canalizador de mulheres em busca de conhecimento. Se a mulher não for fazer parte da cooperativa, ela pode fazer parte do grupo, desenvolvendo atividades que ela já realiza no seu dia a dia, como cultivar rosas, fazer artesanato, cultivar horta, fazer pães e bolachas caseiras para vender na feira de orgânicos que a cooperativa desenvolve toda semana. Existiam novas necessidades e as mulheres foram em busca da sua representatividade política, hoje uma mulher do grupo MOBI é a presidente. A divisão sexual do trabalho é muito presente nos lares e também nos cargos ocupados na cooperativa. A agricultura familiar é à base da produção cafeeira da cooperativa, a sucessão familiar é uma questão importante e muito necessária de acordo com as entrevistas. Conclui-se que a cooperativa é o meio pela qual as mulheres buscam seu Empoderamento e o MOBI é onde tudo acontece, onde se concretiza este Empoderamento.