Teses e Dissertações

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    Volatilidade e informação nos mercados futuros agropecuários brasileiros
    (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Universidade de São Paulo, 2013) Christofoletti, Maria Alice Móz; Marques, Pedro Valentim
    O objetivo deste trabalho é investigar as relações entre a atividade de negócios, representada pelas variáveis de contratos em aberto e volume negociado, o conteúdo informacional dos diferentes grupos de participantes, categorizados pela bolsa brasileira, e a volatilidade diária e intradiária dos preços futuros para boi gordo, café arábica e milho, contratos agropecuários de maior liquidez na BMF&BOVESPA. O ferramental metodológico foi baseado nos trabalhos de Bessembiender e Seguin (1992), Daigler e Wiley (1999) e Wang (2002), amparados, majoritariamente, pela teoria de microestrutura de mercado e noise trading. Os resultados encontrados sugerem que existe relação entre contratos em aberto, volume negociado e volatilidade dos preços futuros. No caso de contratos em aberto, foi encontrada uma relação negativa (positiva) entre a série esperada (não esperada) e volatilidade, sendo que o impacto da série não esperada é superior, em magnitude, ao da série esperada. Para o volume negociado, em geral, há evidência de um efeito positivo do volume negociado (tanto esperado como não esperado) sobre a volatilidade, sendo que a série esperada apresentou maior impacto do que a série não esperada. Quanto ao conteúdo informacional dos participantes, no modelo com volatilidade diária, encontrou-se evidência de que choques de demanda de pessoa jurídica não financeira contribuiu para o aumento da variação dos preços futuros de boi gordo. No contrato de café arábica, o modelo sugere que choques de demanda de pessoa física influencia a volatilidade de forma positiva, enquanto que no contrato de milho, choques de demanda de todas as categorias de agentes, com exceção da pessoa jurídica não financeira, aparentemente atuam de forma a incrementar a volatilidade dos preços futuros. Desta forma, a separação da posição líquida não esperada e a avaliação do impacto positivo dos choques de demanda sobre a volatilidade sugerem que tais investidores são não informados. No âmbito da análise da volatilidade intradiária, os resultados obtidos são, majoritariamente, similares aos encontrados no modelo que analisa a volatilidade diária. Ademais, a regressão quantílica possibilitou o mapeamento completo dos impactos das variáveis analisadas, mostrando que há diferenças significativas em relação à influência das séries nos diferentes quantis da distribuição condicional da volatilidade, tanto diária quanto intradiária.
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    Aspectos cognitivos em rótulos: avaliação dos textos informativos em três embalagens de café
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-11) Severo, Vânia Marisa Niederauer Flores; Gouvinhas, Reidson Pereira
    O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma investigação sobre o nível de clareza dos textos informativos dos rótulos de embalagens de café torrado e moído, considerando os aspectos linguísticos e ergonômicos presentes nos rótulos do produto. Linguisticamente analisar se a linguagem utilizada nos rótulos é adequada para a compreensão das informações pelo consumidor, ainda expor como a linguística preconiza a organização e estruturação dos textos a partir da classificação do gênero textual. Do ponto de vista da ergonomia a pesquisa pretende identificar a conformidade ergonômica presente nas informações dos rótulos das embalagens de café. Devido à evolução das atividades comerciais, a embalagem passou ao longo do tempo a acumular funções, transformando-se em um considerável veículo de comunicação, informação e sedução do seu público consumidor, por isso, a adoção de normas adequadas relativas às informações pode evitar que o consumidor desenvolva conceitos inadequados ou até mesmo empregue erroneamente um produto alimentício em sua dieta. A engenharia de produção considera importante a inserção de melhores práticas de produção e gestão do produto nas empresas, com vistas ao aumento de sua competitividade, compatibilizando as características ergonômicas do produto embalagem, com as necessidades do consumidor enquanto parte integrante do processo de desenvolvimento do produto. A pesquisa propõe, então, um roteiro para avaliação dos rótulos de embalagens, utilizando para isso um questionário com questões fechadas e uma aberta, aplicados em consumidores de café torrado e moído no momento da compra em quatro supermercados de Natal. Os principais resultados da investigação demonstram que os aspectos linguísticos dos textos informativos foram considerados bons, enquanto os aspectos ergonômicos informacionais analisados podem vir a contribuir para uma melhoria visual das informações contidas nos rótulos das embalagens das marcas de café investigadas.
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    Comunicação e coordenação integradas para articular universidade-empresa-governo: um ambiente de inovação para o café
    (Universidade Federal de Lavras, 2011-02-28) Aguiar, Cibele Maria Garcia de; Sugano, Joel Yutaka
    O contexto vivido pelas cadeias agroindustriais tem exigido adaptações e interações entre setores e segmentos para manutenção da competitividade. Vive-se um momento de demandas crescentes por inovações que tragam soluções para a superação de gargalos, assim como vantagens competitivas aos diferentes elos das cadeias produtivas. Neste sentido, o presente estudo convida para uma nova visão sobre o sistema agroindustrial do café, analisando o ambiente de inovação demandado, o papel da comunicação e o modelo de coordenação dos atores envolvidos neste processo. Utiliza como objeto de análise o Polo de Excelência do Café (PEC), como representante da articulação entre universidade, empresa e governo (U-E-G), como destacada pela Teoria da Hélice Tríplice. Neste ambiente de interação, cada hélice tem experimentado novos papéis e convivendo com os desafios de participar de uma rede de inovação que agrega atores de diferentes segmentos. Para a eficiência deste sistema, confirma-se neste estudo a importância de um agente articulador central para amparar a comunicação e a coordenação do espaço de conversação entre todos os atores. Como resultado, sugere-se a criação de uma arquitetura da informação que promova consonâncias entre as necessidades informativas das empresas do setor com o conhecimento gerado pelos centros de pesquisa e universidades, tendo o aporte do governo como incentivo para suas inter- relações. Se a comunicação já é ponto fundamental nas estratégias das organizações isoladamente, sobremaneira se faz presente nas relações de cooperação interorganizacional, ainda mais se estas relações são entre segmentos ou setores distintos, como é o caso da relação entre U-E-G. Esta complexidade demanda o estabelecimento de uma comunicação freqüente e aberta, com sinergia de linguagem, facilidade de processamento e acessibilidade a todos os atores. Por estes canais também são compartilhados regras e normas que facilitam o surgimento do desejado ambiente de inovação no setor analisado. Para a validação deste modelo de interação em hélice tríplice, utilizou-se neste estudo a entrevista em profundidade com nove atores ligados ao PEC, dentre eles, o coordenador e o gerente executivo. Como contribuição complementar, o quarto capítulo analisa o PEC pela lente de uma Plataforma de Negócios, como modelo de coordenação sugerido em seu Plano de Negócios. Comparando os princípios do PEC com as premissas para a formação de uma Plataforma de Negócios, identificam-se limitações ao uso deste construto. Pela análise do contexto da cadeia e pela interpretação das entrevistas, o PEC poderia ser considerado um espaço de interação e comunicação capaz de abrigar um conjunto de plataformas de negócio, como resultado das parcerias realizadas. Neste sentido, a comunicação e os fluxos de informação entre os atores e segmentos favorecem o equilíbrio da rede de inovação, consolidando o ambiente de inovação desejado e agregando competitividade para todo o sistema agroindustrial do café.