Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de zinco, boro, água corrente, polivinilpirrolidone e cultivares na propagação por estacas em Coffea arabica L.
    (Universidade Federal de Lavras, 2000-08-08) Resende, Erivelton; Guimarães, Rubens José
    O presente trabalho foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, com o objetivo de testar a influência do sulfato de zinco, ácido bórico, água corrente, polivinilpirrolidone e cultivares sobre a propagação vegetativa do cafeeiro (Coffea arábica, L.). Testaram-se os seguintes tratamentos: a) sulfato de zinco (0%; 0,3%; 0,6%; 0,9%; 1,2%), e três formas de aplicação (na planta, por imersão das estacas e no substrato); b) ácido bórico (0%; 0,3%; 0,6%; 0,9%; 1,2%), e três formas de aplicação (na planta, por imersão das estacas e no substrato); c) água corrente (0, 3,6,9,12horas) e três cultivares (Icatu, Catuaí, Mundo Novo) d) PVP (0 ,500, 1000, 1500, 2000 ppm) e cinco períodos de imersão (0, 3, 6,9,12 horas). Como nem todas as combinações foram testadas, o experimento contou com treze tratamentos, pois utilizou- se, neste experimento, o método de "Backward" (Box e Draper, 1987), quando as diferenças entre os tratamentos mostraram - se significativas pelotesteF, paraa seleção de modelos de regressão múltipla. Os delineamentos foram em blocos casualizados, com 3 repetições e 6 estacas por parcela. A avaliação foi realizada 150 dias após a instalação dos experimentos, avaliando-se as seguintes características: Porcentagem de estacas vivas, Número de brotações, Comprimento de brotações, Peso de matéria seca de parte aérea, Porcentagem estacas enraizadas, Número de raízes, Peso de matéria seca raízes. De posse dos resultados, conclui-se que: A aplicação de sulfato de zinco, ácido bórico e água corrente não foram eficientes na promoção do enraizamento do cafeeiro. Acultivar Icatu obteve pior resultado que as cultivares Mundo Novo e Catuai. O antioxidante PVP foi eficiente na propagação por estacas, na dosagem 1100 ppm por 5 horas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Embriogênese somática direta em Coffea arabica L. cv. Acaia Cerrado
    (Universidade Federal de Lavras, 2005-02-18) Pereira, Alba Regina; Carvalho, Samuel Pereira de
    A inexistência de metodologia para a propagação vegetativa de Coffea arábica L. em escala comercial tem sido a maior restrição ao emprego desta técnica para o uso de híbridos de cafeeiros obtidos pelo melhoramento genético. A técnica de cultura de tecidos é uma opção viável para a obtenção de grande número de plantas com alta qualidade genética e fitossanitária, em curto espaço de tempo. Este trabalho teve como objetivo estabelecer um protocolo de embriogênese somática direta em Coffea arábica cv. Acaiá Cerrado. Na indução direta de embriões somáticos avaliou-se a influência de cinetina (0; 1; 2; 4 e 8mg L-¹) x GA3 (0; 2,5; 5,0; 10 e 20mg L-¹) em segmentos foliares, oriundos de plântulas estabelecidas in vitro, com tamanho médio de lcm². Avaliou-se a influência de sacarose (0; 30; 60; 90 e 120g L-¹) x BAP (0; 2; 4 e 8mg L-¹) em embriões somáticos oriundos da embriogênese direta. No desenvolvimento das plântulas, testaram-se ANA (0; 0,25; 0,5 e 1 mg L-¹) x GA, (0; 2,5; 5,0; 10 e 20mg L-¹) em brotações, com tamanho médio de 1 a 1,5cm, oriundas de embriões somáticos in vitro. Durante a etapa de indução de embriões, o experimento foi conduzido em sala de crescimento em condições de obscuridade e, na etapa de desenvolvimento dos embriões e plântulas, os explantes foram submetidos à irradiância em torno de 32uM m-² s-¹ temperatura de 25 ± 1°C e fotoperíodo de 16 horas. Na aclimatização, avaliou-se o efeito da presença e ausência de raízes em plântulas de cafeeiro oriundas de embriogênese somática direta. A ação combinada entre cinetina (5,6mg L-¹) e GA3(10mg L-¹) estimula a indução de embriões somáticos pela via direta. A adição de 90g L-¹) de sacarose e 2mg L-¹ de BAP ao meio de cultura proporciona melhor crescimento in vitro de embriões de cafeeiro. Utilizando-se 0,5mg L-¹ de ANA e 14,2mg L-¹ de GA3 obtém-se maior comprimento da parte aérea de brotações de C. arábica L. cv. Acaiá Cerrado. O enraizamento de brotações de cafeeiro cultivar Acaiá Cerrado pode ocorrer simultaneamente ao processo de aclimatização.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Propagação vegetativa do cafeeiro (Coffea arabica L.)
    (Universidade Federal de Lavras, 2003-09-30) Jesus, Adriana Madeira Santos; Carvalho, Samuel Pereira de
    A inexistência de um protocolo para multiplicação assexuada de Coffea arabica em escala comercial tem sido a maior restrição ao emprego da propagação vegetativa como estratégia para o uso de híbridos F, de cafeeiros obtidos pelo melhoramento genético. Buscando-se uma metodologia que permita aumentar a eficiência da clonagem de Cofea arabica, foram conduzidos experimentos no Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG. Uma alternativa para a propagação vegetativa é O enraizamento de estacas caulinares. Utilizaram-se estacas de cafeeiros das cultivares Acaiá Cerrado MG 1474 e Rubi MG 1192. Testou-se a eficiência do aquecimento do leito de enraizamento, do fornecimento exópeno de sacarose (30 g.L'! e de seis concentrações de AIB (0; 2.000; 4.000; 6.000; 8.000 e 10.000 mg.L') para o enraizamento das estacas e para a formação das mudas. O substrato utilizado para o enraizamento foi uma mistura de areia lavada e vermiculita na proporção de 1:1 e para a formação das mudas foi o substrato comercial Bioplantê. Os resultados mostraram que o fornecimento exógeno de sacarose não apresentou efeito positivo para nenhuma das variáveis analisadas. O aquecimento do leito de enraizamento não influenciou a porcentagem de formação de calo para 'Acaiá” mas foi efetivo para a “Rubi”. O aquecimento basal associado com o AIB não aumentou a porcentagem total de estacas enraizadas para a “Rubi” e foi desfavorável para a “Acaiá”, mas aumentou O número de raízes, o peso da matéria seca das raízes e da parte aérea das mudas das duas cultivares. Foram realizados cortes histológicos em estacas caulinares, os quais mostraram não existir barreiras anatômicas ao enraizamento adventício. Cortes em estacas enraizadas mostraram que a origem do primórdio radicular foi próxima aos tecidos vasculares. Cortes histológicos nas raízes formadas nas estacas e em raízes de mudas obtidas por semeadura confirmaram que elas apresentam as mesmas estruturas primárias. Um estudo preliminar dos sistemas radiculares de mudas obtidas por meio de estacas e de mudas de semeadura mostraram que o sistema radicular das mudas de estacas possui maior comprimento total das raízes. Outra alternativa para a clonagem de Coffea arabica é a multiplicação “in vitro”, que ainda possibilita a obtenção de grande número de plantas em curto espaço de tempo. Segmentos nodais de cafeeiro “Caturra Amarelo” estabelecidos “in vitro” foram pré-cultivados em meio MS sem regulador de crescimento ou em MS acrescido de 6 mg.L! de BAP, para avaliação do efeito desse regulador no subcultivo dos explantes. Após 180 dias, os explantes foram inoculados em meio de cultivo MS acrescido de 0, 6, 9, 12 e 15 mg.L” de BAP (experimento 1) e de 0; 0,05; 0,15; 0,45 e 1,35 mg.L'! de TDZ (experimento 2). Verificou-se que há efeito residual do BAP adicionado ao meio de pré-cultivo.