Teses e Dissertações

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    Marketing para jovens consumidores de café: estratégias para o mercado brasileiro
    (Universidade Federal de Lavras, 1999-05-07) Sette, Ricardo de Souza; Santos, Rubens da Costa
    Empresas de diferentes setores, dentro da nova estrutura competitiva, cientes da importância de satisfazer as necessidades dos consumidores, vêm provocando mudanças nos hábitos e costumes da população. Novos alimentos e novas formas de distribuição têm sido introduzidos, acompanhados de agressivas campanhas publicitárias. O setor de café, confiante na sua tradição, não acompanhou o ritmo de modernização e de marketing do setor de bebidas, tendo como conseqüência uma significativa perda de participação no mercado e redução no consumo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o consumidor jovem de café no Brasil e sugerir estratégias mercadológicas que possam estimulá-lo a consumir mais o produto. Através da técnica de análise de grupos foram realizados estudos qualitativos na cidade "de São "Paulo e estudos quantitativos na cidade. de Belo Horizonte. Analisados os resultados, e identificado o significado do café para este público jovem, foram sugeridas estratégias genéricas que contribuam para o aumento do consumo de café no mercado interno. Os resultados mostram que predomina, entre os jovens universitários, uma imagem negativa em relação ao café. Muito associado ao cigarro e ao vicio, 54% dos entrevistados não têm o hábito de tomar café, além de associar a imagem do café a uma pessoa adulta, que trabalha muito, estressada e cheia de responsabilidades. Quem toma aprendeu com a família, por um hábito, ou no trabalho. Como aspectos positivos consideram o café como estimulante e muito associado a um intervalo, descanso e relaxamento. Consideram que o café ainda mantém sua postura tradicional, não é um produto prático e adequado ao jovem e as propagandas não falam com o jovem. Estratégias de marketing elaboradas com vistas ao futuro consumidor de café devem descobrir os valores que norteiam os interesses dos jovens de hoje para construir produtos, embalagens, formas de consumo e de comunicação que façam sentido em seu mundo. Pois esse mundo é diferente daquele onde o café tem ou teve um lugar de honra: o lar brasileiro. Da forma como vem sendo percebido hoje pelos jovens, constata-se que é preciso mudar se quiser permanecer.
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    Fatores críticos de sucesso em cooperativas de cafeicultores de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-27) Mariano, Thiago Heleno; Braga, Marcelo José
    A eficiência e o desempenho das cooperativas estão condicionados à implementação de boas práticas de gestão e estratégias adequadas, aqui denominadas de Fatores Críticos de Sucesso (FCS). Destarte, a presente dissertação detém o propósito de avaliar os FCS em cooperativas de cafeicultores do estado de Minas Gerais, de modo que seja possível propor um conjunto de medidas capazes de aprimorar seus resultados e reforçar o seu papel econômico e social. Com este desígnio, foram desenvolvidos três artigos que contribuíram com a identificação dos FCS. O primeiro apresenta a contextualização do agronegócio do café em Minas Gerais e uma consulta a especialistas da área de administração de cooperativas e cafeicultura por meio da Técnica Delphi, que resultou na identificação de um conjunto de estratégias relevantes para os cafeicultores e suas cooperativas. O segundo artigo consiste na avaliação da eficiência das cooperativas de cafeicultores e na identificação dos elementos que a condicionam, em que foram utilizados, respectivamente, o método Data Envelopment Analisys (DEA) e o modelo Tobit. O terceiro artigo se refere a um estudo de caso realizado em um dos benchmarks identificados na análise de eficiência e teve o objetivo de identificar as principais estratégias e práticas de gestão adotadas. Ainda, o terceiro artigo apresenta a conclusão sobre os principais FCS para as cooperativas de cafeicultores de Minas Gerais. Verifica- se a existência de alinhamento entre os resultados dos artigos, o que contribuiu com a elaboração da proposta de intervenção pautada nos FCS identificados. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar FCS para as cooperativas de cafeicultores mineiras, que podem ser sintetizados em três categorias: Governança Corporativa, Relacionamento com o Cooperado e Estratégias de Diferenciação. Destaca-se que nessas categorias são evidenciadas estratégias que visam agregar valor na relação entre cooperado e cooperativa, por meio do oferecimento de um mix de produtos e serviços adequados à sua demanda, bem como a definição de estratégias de diferenciação que visam posicionar a cooperativa de maneira competitiva no agronegócio do café. Palavras-chave: Estratégia. Cooperativismo. Governança Corporativa. Diferenciação. Agronegócio do Café.
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    Modelo de gestão e estratégias: o caso de duas cooperativas mistas de leite e café de Minas Gerais
    (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Universidade de São Paulo, 2000) Antonialli, Luiz Marcelo; Fischmann, Adalberto Américo
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar as influências do modelo de gestão nas estratégias de duas cooperativas mistas de leite e café da região sul de Minas Gerais. Especificamente, fez-se a análise externa do ambiente (ameaças e oportunidades) ao qual as cooperativas estão expostas e também a análise interna (pontos fortes e fracos) dessas organizações; investigou-se as articulações políticas entre as chapas envolvidas no último processo eleitoral; analisou-se o grau da influência da mudança de gestão na formulação e implementação das estratégias nas cooperativas, comparando-as com indicadores de eficiência financeira, econômica e social. Finalmente, foram levantadas as opiniões dos cooperados a respeito da validade dos princípios doutrinários que regem o cooperativismo e do modelo de gestão de suas cooperativas. Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como descritiva conclusiva e, também na tipologia de estudos de casos. Adotou-se, para a coleta de dados, a triangulação de técnicas: entrevista pessoal, análise documental (parte qualitativa da pesquisa) e questionário estruturado (parte quantitativa) ao qual aplicou-se a análise discriminante para verificar as divergências nas opiniões dos cooperados considerando-se o porte de produtor rural. Optou-se por omitir os nomes das cooperativas para manter o sigilo tanto das organizações quanto dos entrevistados. Os resultados demonstraram que as principais ameaças do ambiente às cooperativas são: concorrência de produtos lácteos (principalmente com as multinacionais e o mercado informal de leite); concorrência com os distribuidores de insumos agropecuários; dependência das cooperativas em relação à Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (Central Paulista), a qual estão filiadas e adaptação do modelo de gestão cooperativista ao regime capitalista. As principais oportunidades detectadas são: possibilidade de ampliação do mercado regional de produtos lácteos a ser explorado com as marcas próprias; boa localização geográfica das cooperativas no país (região sudeste); duplicação da rodovia Fernão Dias, o que deve ampliar o desenvolvimento do mercado regional e, finalmente, diversificação vertical na industrialização de café. Os entrevistados têm consciência de que as cooperativas estão expostas às influências ambientais, entretanto, há consenso que a resposta dessas organizações ao ambiente tem sido lenta e burocrática devido, principalmente, ao fato das decisões estratégicas serem tomadas de forma colegiada em esporádicas assembléias que, no geral, têm apresentado baixa participação dos associados. As articulações políticas que ocorreram na última eleição em ambas cooperativas, podem ser consideradas como um momento crítico nessas organizações, provocando reflexos traumáticos em todos os envolvidos no processo (membros das chapas vencedora e perdedora, cooperados e funcionários). Após a eleição na Cooperativa MINAS-1, verificou- se que metade dos membros da nova Diretoria Executiva e Conselho de Administração havia participado em cargos diretivos nas duas gestões anteriores, o que contribuiu para a continuidade de todas as estratégias formuladas na gestão anterior que tiveram influências consideradas positivas, negativas e nulas. Na Cooperativa MINAS-2, após a eleição a chapa de oposição assumiu o poder. Nenhum dos membros da nova Diretoria Executiva e Conselho de Administração havia participado de cargos administrativos nas duas gestões anteriores. Devido a divergências ideológicas nessa transição, houve descontinuidade em algumas estratégias traçadas na gestão anterior, fato que julgou-se como influência negativa. Nas demais estratégias, as influências foram consideradas como positivas, negativas e nulas. Nesse sentido, verificou-se que houve relação entre a estabilidade dos dirigentes nos cargos administrativos com a continuidade das estratégias das cooperativas. A comparação das estratégias com índices de eficiência financeira, econômica e social demonstrou que a Cooperativa MINAS-1 apresentou-se mais eficiente em relação a Cooperativa MINAS-2 devido, principalmente, a estrutura organizacional mais enxuta e menores custos administrativos. Por outro lado, a Cooperativa MINAS-2 mostrou-se mais eficiente na prestação de serviços. Os resultados da análise discriminante, considerando-se o porte de produtor rural, demonstrou que as opiniões do grupo dos mini e pequenos produtores divergiram do grupo dos médios e grandes produtores nas seguintes variáveis da pesquisa: o princípio da adesão livre deve ser eliminado; a cooperativa deve desenvolver novos critérios para pagamento dos cooperados por volume e qualidade; a cooperação entre cooperativas deve ser feita com base na eficiência e interesses estratégicos dos parceiros, seja outra cooperativa ou até mesmo uma empresa não cooperativa; o capital social deve ser corrigido com base nos juros de mercado e não em no máximo 12% ao ano; não é bom para a cooperativa quando grupos se apropriam do poder e ficam muito tempo na diretoria e, finalmente, o cooperado que não cumpre seu papel deveria ser excluído da cooperativa. Contudo, considerando o modelo de gestão das cooperativas, verificou-se que os fatores que mais influenciaram nas estratégias das cooperativas estudadas foram: o amadorismo gerencial dos dirigentes, a ausência de planejamento estratégico e, principalmente, as divergências políticas entre os grupos de interesse envolvidos na disputa pelo poder.
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    Modelo de gestão e estratégias: o caso de duas cooperativas mistas de leite e café de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2000) Antonialli, Luiz Marcelo; Fischmann, Adalberto Américo
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar as influências do modelo de gestão nas estratégias de duas cooperativas mistas de leite e café da região sul de Minas Gerais. Especificamente, fez-se a análise externa do ambiente (ameaças e oportunidades) ao qual as cooperativas estão expostas e também a análise interna (pontos fortes e fracos) dessas organizações; investigou-se as articulações políticas entre as chapas envolvidas no último processo eleitoral; analisou-se o grau da influência da mudança de gestão na formulação e implementação das estratégias nas cooperativas, comparando-as com indicadores de eficiência financeira, econômica e social. Finalmente, foram levantadas as opiniões dos cooperados a respeito da validade dos princípios doutrinários que regem o cooperativismo e do modelo de gestão de suas cooperativas. Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como descritiva conclusiva e, também na tipologia de estudos de casos. Adotou-se, para a coleta de dados, a triangulação de técnicas: entrevista pessoal, análise documental (parte qualitativa da pesquisa) e questionário estruturado (parte quantitativa) ao qual aplicou-se a análise discriminante para verificar as divergências nas opiniões dos cooperados considerando-se o porte de produtor rural. Optou-se por omitir os nomes das cooperativas para manter o sigilo tanto das organizações quanto dos entrevistados. Os resultados demonstraram que as principais ameaças do ambiente às cooperativas são: concorrência de produtos lácteos (principalmente com as multinacionais e o mercado informal de leite); concorrência com os distribuidores de insumos agropecuários; dependência das cooperativas em relação à Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo (Central Paulista), a qual estão filiadas e adaptação do modelo de gestão cooperativista ao regime capitalista. As principais oportunidades detectadas são: possibilidade de ampliação do mercado regional de produtos lácteos a ser explorado com as marcas próprias; boa localização geográfica das cooperativas no país (região sudeste); duplicação da rodovia Fernão Dias, o que deve ampliar o desenvolvimento do mercado regional e, finalmente, diversificação vertical na industrialização de café. Os entrevistados têm consciência de que as cooperativas estão expostas às influências ambientais, entretanto, há consenso que a resposta dessas organizações ao ambiente tem sido lenta e burocrática devido, principalmente, ao fato das decisões estratégicas serem tomadas de forma colegiada em esporádicas assembléias que, no geral, têm apresentado baixa participação dos associados. As articulações políticas que ocorreram na última eleição em ambas cooperativas, podemser consideradas como um momento crítico nessas organizações, provocando reflexos traumáticos em todos os envolvidos no processo (membros das chapas vencedora e perdedora, cooperados e funcionários). Após a eleição na Cooperativa MINAS-1, verificou- se que metade dos membros da nova Diretoria Executiva e Conselho de Administração havia participado em cargos diretivos nas duas gestões anteriores, o que contribuiu para a continuidade de todas as estratégias formuladas na gestão anterior que tiveram influências consideradas positivas, negativas e nulas. Na Cooperativa MINAS-2, após a eleição a chapa de oposição assumiu o poder. Nenhum dos membros da nova Diretoria Executiva e Conselho de Administração havia participado de cargos administrativos nas duas gestões anteriores. Devido a divergências ideológicas nessa transição, houve descontinuidade em algumas estratégias traçadas na gestão anterior, fato que julgou-se como influência negativa. Nas demais estratégias, as influências foram consideradas como positivas, negativas e nulas. Nesse sentido, verificou-se que houve relação entre a estabilidade dos dirigentes nos cargos administrativos com a continuidade das estratégias das cooperativas. A comparação das estratégias com índices de eficiência financeira, econômica e social demonstrou que a Cooperativa MINAS-1 apresentou-se mais eficiente em relação a Cooperativa MINAS-2 devido, principalmente, a estrutura organizacional mais enxuta e menores custos administrativos. Por outro lado, a Cooperativa MINAS-2 mostrou-se mais eficiente na prestação de serviços. Os resultados da análise discriminante, considerando-se o porte de produtor rural, demonstrou que as opiniões do grupo dos mini e pequenos produtores divergiram do grupo dos médios e grandes produtores nas seguintes variáveis da pesquisa: o princípio da adesão livre deve ser eliminado; a cooperativa deve desenvolver novos critérios para pagamento dos cooperados por volume e qualidade; a cooperação entre cooperativas deve ser feita com base na eficiência e interesses estratégicos dos parceiros, seja outra cooperativa ou até mesmo uma empresa não cooperativa; o capital social deve ser corrigido com base nos juros de mercado e não em no máximo 12% ao ano; não é bom para a cooperativa quando grupos se apropriam do poder e ficam muito tempo na diretoria e, finalmente, o cooperado que não cumpre seu papel deveria ser excluído da cooperativa. Contudo, considerando o modelo de gestão das cooperativas, verificou-se que os fatores que mais influenciaram nas estratégias das cooperativas estudadas foram: o amadorismo gerencial dos dirigentes, a ausência de planejamento estratégico e, principalmente, as divergências políticas entre os grupos de interesse envolvidos na disputa pelo poder.