Trabalhos de Evento Científico

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/516

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo do sistema radicular do cafeeiro arábica em diferentes fases de desenvolvimento dos frutos
    (Embrapa Café, 2019-10) Magalhães, Welliton Barros de; Araújo, Samuel Coelho; Nogueira, Mateus Antero; Niero, Maria Eloiza Souza; Martinez, Herminia Emilia Prieto
    O objetivo deste trabalho, foi avaliar o comprimento, superfície e área projetada do sistema radicular de café (Coffea arabica L.) cultivar Catuaí Vermelho IAC-99, em diferentes idades, profundidades e estádios de desenvolvimento reprodutivo. O estudo foi conduzido em lavoura implantada na área experimental da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, em um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura argilosa, durante a safra de 2018-2019. Empregaram-se talhões de seis, quatro e três anos de idade. Em cada fase fenológica amostraram-se duas plantas escolhidas ao acaso por talhão. Em cada planta foram coletadas 16 amostras contendo solo e raízes (oito de 0– 20 e 8 de 20-40 cm) com sonda de 51 mm de diâmetro em diferentes posições na projeção da copa. Os resultados indicam que o comprimento, área projetada e área da superfície radicular, reduzem-se ao longo do ciclo fenológico dos frutos, culminando em menor valor na fase de maturação, e que independentemente da fase de desenvolvimento dos frutos, idade ou profundidade, na camada de 0-40 cm, 85% do comprimento total da raízes do cafeeiro é determinado por raízes com diâmetro de até 1mm.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Suprimento de boro e zinco para cafeeiros por meio da inserção de comprimidos na base do tronco
    (Embrapa Café, 2013) Poltronieri, Yonara; Clemente, Junia Maria; Martinez, Herminia Emilia Prieto; Jifon, John L.
    Os micronutrientes desempenham funções específicas e essenciais no metabolismo das plantas de café. O objetivo do presente trabalho foi verificar a viabilidade do suprimento de B e Zn por meio da inserção de comprimidos na base do tronco de cafeeiros avaliando-se os conteúdos de B e Zn do primeiro par de folhas de ramos plagiotrópicos do terço mediano das plantas, bem como a produção de café cereja por planta. Os tratamentos estudados foram: testemunha, sem fornecimento de B ou Zn; pulverização foliar com ácido bórico e sulfato de zinco aplicados nas concentrações de 0,4%; comprimido contendo sais de B; comprimido contendo sais de Zn e comprimido contendo sais de B e de Zn. O fornecimento de B e Zn via inserção de comprimidos no tronco do cafeeiro aumentou o conteúdo foliar desses elementos. A inserção de comprimidos contendo sais de B aumentou o conteúdo foliar em detrimento do crescimento das plantas, indicando liberação excessiva do nutriente. O fornecimento de B e Zn via inserção de comprimidos mostrou ser uma técnica promissora de fornecimento desses nutrientes, sendo equivalente à pulverização foliar, no entanto, necessita de ajustes quanto à composição dos comprimidos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do boro, cobre e zinco em atributos de qualidade da bebida do café
    (Embrapa Café, 2013) Clemente, Junia Maria; Jifon, John L.; Poltronieri, Yonara; Martinez, Herminia Emilia Prieto
    Os micronutrientes desempenham funções específicas e essenciais no metabolismo das plantas, sendo que a falta pode ocasionar perdas no crescimento, produção e qualidade do cafeeiro. O objetivo do presente trabalho foi verificar o efeito do B, Cu e Zn supridos através de pulverizações foliares e inserção de comprimidos no tronco dos ramos ortotrópicos de cafeeiros. Os tratamentos estudados foram: controle, sem fornecimento de B, Cu ou Zn; pulverização foliar com ácido bórico, oxicloreto de Cu e sulfato de Zn aplicados nas concentrações de 0,4%; inserção de comprimido no tronco contendo sais de B, Cu, Zn, B e Cu, B e Zn, Cu e Zn and B, Cu e Zn. Avaliaram-se a condutividade elétrica, potássio lixiviado, atividade da polifenoloxidase (PPO) e teor de compostos fenólicos totais. A condutividade elétrica, potássio lixiviado e compostos fenólicos totais não foram afetados pela fertlização contendo B, Cu e Zn. A atividade da PPO foi maior nas plantas adequadamente nutridas com Cu. A atividade da PPO apresentou boa correlação com o teor de fenóis totais.