Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Métodos multivariados na avaliação dos atributos físicos do solo na cafeicultura irrigada
    (Revista Engenharia na Agricultura, 2011-04-04) Cortez, Jorge Wilson; Fernandes, André Luis Teixeira; Silva, Rouverson Pereira da; Carvalho Filho, Alberto; Furlani, Carlos Eduardo Angeli
    Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o efeito de sistemas de irrigação (pivô central, tubos perfurados a laser, gotejamento, aspersão em malha e testemunha) nos atributos físicos do solo (teor de água, massa específica, porosidade total e resistência à penetração), em área de cafeicultura do município de Uberaba – MG, por meio de métodos multivariados. O experimento foi realizado na Fazenda Escola da Universidade de Uberaba (UNIUBE). A área, onde foi realizada a amostragem para determinação dos atributos físicos do solo, nas profundidades de 0-10; 10-20 e 20-30 cm, foi dividida pelos sistemas de irrigação. Os métodos multivariados utilizados foram a análise de agrupamento hierárquica e de componentes principais. Pela análise de agrupamento, verificou-se que os sistemas de irrigação por pivô central e por gotejamento formaram um grupo distinto, enquanto os sistemas por aspersão em malha, testemunha e por tubos perfurados a laser ficaram separados, individualmente. A testemunha foi praticamente similar ao método de irrigação por tubos perfurados a laser. Na análise de componentes principais, foi possível verificar que 73,2 % das informações concentraram-se nos componentes principais um e dois. Portanto, os dados dos atributos físicos do solo (teor de água, massa específica, porosidade total e resistência à penetração do solo), que refletem o efeito dos sistemas de irrigação, estão concentrados, principalmente, na camada de 10 a 20 cm.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Modificação dos parâmetros físico- hídricos do solo sob diferentes sistemas de irrigação na cafeicultura
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2010-04) Cortez, Jorge W.; Fernandes, André L. T.; Carvalho Filho, Alberto; Silva, Rouverson P. da; Furlani, Carlos E. A.
    A crescente utilização da irrigação na cafeicultura vem trazendo mudanças no manejo com máquinas agrícolas, que por sua vez afeta a estrutura dos solos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os parâmetros físico-hídricos do solo (resistência mecânica do solo a penetração, conteúdo médio de água, densidade do solo e porosidade total) com cultivo de café em quatro sistemas de irrigação (pivô central, malha, tubos perfurados a laser e gotejamento) em diversas camadas de solo (0 a 0,50 m) na região do cerrado de Minas Gerais. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade de Ubera- ba (UNIUBE), sendo utilizado o delineamento inteiramente casualizado, para estudar as modificações nos parâmetros físicos do solo. A resistência mecânica do solo à penetração foi maior para os tubos perfurados a laser. A densidade do solo não diferiu entre os sistemas, nem nas camadas de solo. A porosidade total diferiu na camada de 0,20-0,30 m entre os sistemas de irrigação e as demais camadas. O pivô central apresentou maior porosidade total nessa mesma camada.