Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A concentração de cloro em fôlhas de café
    (Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura, 1969-10-28) Catani, R. A.; Moraes, F. R. P. de; Bergamin Filho, H.
    O presente trabalho relata os dados obtidos referentes à concentração de cloro em folhas de cafeeiro, adubado com cloreto de potássio. As folhas (3º ou 4º par) foram colhidas de diversos tratamentos de um experimento NPK + micronutrientes do tipo fatorial, que vem sendo conduzido pelo Instituto Agronômico em sua estação experimental em Campinas. Foram analisadas as folhas procedentes dos tratamentos: K0, isto é, tratamento em que não entrou o KC1; K1, isto é, tratamento em que entrou uma dose de potássio, 100 g de K2O, na forma de KC1; K2, isto é, 200 g de K2O na forma de KC1; e K3, isto é, 400 g de K2O. Os resultados obtidos confirmaram o elevado teor de cloro, já assinalado em trabalhos anteriores, acusando uma variação de 709 a 1112 ppm, com a média de 843,3 ± 134,3 ppm de cloro nas folhas procedentes dos canteiros do tratamento K0; uma variação de 3938 a 5149 ppm, com a média de 4476,0 ± 356,4 ppm de cloro nas folhas do tratamento K1 (100g de K 0); uma variação de 2726 a 6763 ppm, com a média de 4812,0 ± 670,7 ppm de cloro nas fôlhas do tratamento K2 (200 g de K 0); e uma variação de 4341 a 7974 ppm, com a média de 5149,0 ± 570,7 ppm de cloro, nas fôlhas do tratamento K3 (400 g de K2O). Outros trabalhos estão sendo conduzidos com o objetivo de estudar a variação do teor de cloro nas folhas do cafeeiro, relacionando-a com outros fatores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variação na concentração e na quantidade de macro e micronutrientes no fruto do cafeeiro, durante o seu desenvolvimento
    (Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura, 1967-11-27) Catani, R. A.; Pellegrino, D.; Alcarde, J. C.; Graner, C. A. F.
    O presente trabalho apresenta os dados obtidos sôbre a variação na concentração e na quantidade de macro e micronutrientes no fruto do cafeeiro em função do seu grau de desenvolvimento, através da análise de amostras colhidas mensalmente. A variedade de café usada foi bourbon vermelho, de 9 anos de idade, localizada num solo latosólico roxo, no município de Charqueada. Os resultados obtidos mostraram que os frutos exigem contìnuamente todos os macronutrientes, desde o início de sua formação até a maturação. Com relação aos micronutrientes, o boro, cobre, ferro e molibdênio também foram solicitados contìnuamente, ao passo que o manganês e o zinco deixaram de ser absorvidos nos dois últimos meses de seu ciclo formativo. A exigência quantitativa de micronutrientes obedeceu a seguinte ordem decrescente: ferro, manganês, cobre, boro, zinco e molibdênio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A concentração e a quantidade de micronutrientes e de alumínio no cafeeiro, Coffea arabica, L., variedade mundo novo (B.Rodr.) Choussy, aos dez anos de idade
    (Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura, 1967-08-04) Catani, R. A.; Pellegrino, D.; Bittencourt, V. C.; Jacintho, A. O.; Graner, C. A. F.
    O presente trabalho relata os dados obtidos sôbre a concentração e a quantidade de micronutrientes, boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo) e zinco (Zn), no tronco, ramos, fôlhas e frutos do cafeeiro, Coffea arabica, L., variedade mundo novo (B.Rodr.) Choussy, aos dez anos de idade e crescendo em solo latosólico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", em Piracicaba. Além dos micronutrientes, são apresentados dados sobre a concentração e a quantidade de alumínio, nas citadas partes do cafeeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A absorção de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre pelo cafeeiro: coffea arabica variedade mundo novo |(B. Rodr.) Choussy | aos dez anos de idade
    (Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura, 1965) Catani, R. A.; Pelegrino, D.; Bergamin Filho, H.; Glória, N. A. da
    O presente trabalho relata os dados obtidos sôbre a concentração e a quantidade de macronutritntes, N, P, K, Ca, Mg e S no tronco, ramos, fôlhas e frutos do cafeeiro, Coffea arabica, L, variedade mundo novo [(B. Rodr.) Choussy], aos dez anos de idade e crescendo em solo latossólico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", em Piracicaba. São apresentados também os dados obtidos nas mesmas condições, sôbre o pêso de diversas partes (tronco, ramos, fôlhas e frutos) do cafeeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos da aplicação de cloreto e de sulfato de potássio na nutrição do cafeeiro
    (Instituto Agronômico (IAC), 1976-10) Furlani, A. M. C.; Catani, R. A.; Moraes, F. R. P de; Franco, C. M.
    No presente trabalho foram estudadas as variações nos teores dos nutrientes nas folhas de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L. cv. catuai) em função das quantidades de cloreto e de sulfato de potássio aplicadas, acompanhadas de obser- vações sobre os sintomas de toxicidade e sobre o desenvolvimento das plantas. O ensaio foi instalado em vasos, em casa de vegetação, constando de 12 tra- tamentos com cinco repetições, e o solo utilizado procedeu do grande grupo Latos- solo Vermelho-amarelo, Orto. Foram determinados nas folhas, os teores de macro e micronutrientes. Altos teores de Cl foram relacionados com sintomas de redução no crescimento, necrose e desfolhação. Foi estabelecido um limite de toxicidade para o cultivar estudado. Em função dos tratamentos, houve alteração nos teores de K, Ca, P, S e Cu, prin- cipalmente.