Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atributos físicos do solo em lavoura de cafeeiro Conilon submetida à subsolagem
    (Revista Engenharia na Agricultura, 2014-10-23) Souza, Joabe Martins de; Bonomo, Robson; Pires, Fábio Ribeiro; Bonomo, Diego Zancanella
    O preparo do solo modifica os atributos físicos, melhorando o desenvolvimento das culturas agrícolas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito residual dos atributos físicos do preparo do solo, realizado no plantio de cafeeiro Conilon (Coffea canephora Pierre). A área do experimento foi composta pelos seguintes talhões: T11, T7 e T3, cultivadas com cafeeiro a 11, 7 e 3 anos, respectivamente, os quais foram submetidos à subsolagem nas linhas de plantio durante sua implantação. Foram retiradas amostras indeformadas na linha (P1) e entrelinha (P2) da cultura nas profundidades de 0,00-0,20, 0,20-0,40, 0,40-0,60, 0,60-0,70 m. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial, com três repetições. Os atributos do solo avaliados foram densidade do solo, porosidade total, macroporosidade e microporosidade e resistência à penetração do solo. A densidade do solo, volume total de poros e macroporosidade apresentaram diferenças significativas entre os pontos até 0,40 m, com maior volume total de poros e macroporos para o ponto P1 e maior densidade do solo para o ponto P2, não diferindo das demais. Houve aumento na microporosidade e diminuição na macroporosidade, em profundidade. Entre os talhões, não foi observada diferença significativa, mostrando que a melhoria da subsolagem persiste ao longo dos anos, nessa condição de cultivo. A resistência à penetração diferiu entre os pontos, ocorrendo um aumento com a profundidade, não diferindo entre os talhões. Foi observada entre densidade e porosidade do solo uma correlação positiva, já para densidade e macroporosidade negativa, concluindo que a subsolagem alterou os atributos do solo, reduziu a resistência à penetração melhorando as condições de cultivo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Propriedades físicas do solo e sistema radicular do cafeeiro, variedade conilon, sob diferentes espaçamentos
    (Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), 2010) Silva, Valter Luiz Barbosa da; Martins, Paulo Fernando da Silva
    A caracterização física do solo é de fundamental importância para a avaliação das limitações agrícolas, pois está diretamente relacionada ao crescimento do sistema radicular das plantas e, consequente-mente, ao desenvolvimento das culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar algumas propriedades físicas do solo cultivado com café (Coffea canephora, Pierre), variedade conilon, em espaçamentos que variaram de 2,0 ; 3,0 e 4,0 m de distância entre as linhas e de 1,0 m de distância entre as plantas. O trabalho incluiu a coleta e a análise de amostras de solo com estrutura deformada e estrutura indeformada, retiradas em quatro profundidades, até 0,4 m e a 1,0 m de distância lateral do tronco das plantas. As propriedades físicas analisadas foram: a composição granulométrica, a densidade do solo, a densidade de partículas e a porosidade total. Foi determinada a quantidade de matéria seca de raízes em três classes de diâmetro (finas, médias e grossas), nas mesmas profundidades adotadas na coleta das amostras de solos, a 0,5 e a 1,0 m de distância do tronco da planta. Verificou-se que as propriedades físicas não foram afetadas pelo tipo de espaçamento utilizado e que os valores observados não atingiram níveis críticos para o desenvolvimento das raízes. Foi observada a relação da diminuição da densidade do solo e do aumento da porosidade do solo com o aumento da quantidade de raízes de 1 a 3 mm de diâmetro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos de métodos de controle de plantas daninhas na cultura do cafeeiro (Coffea arabica L.) sobre a qualidade física do solo
    (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2000-07) Alcântara, E. N.; Ferreira, M. M.
    Estudaram-se os efeitos de diferentes métodos de controle de plantas daninhas na cultura do cafeeiro sobre alguns indicadores da qualidade física do solo. O experimento foi instalado, em 1977, na Fazenda Experimental da EPAMIG em São Sebastião do Paraíso (MG), em um Latossolo Roxo distrófico. Foi utilizado o cultivar “Catuaí Vermelho” LCH 2077-2-5-99, plantado no espaçamento 4 x 1 m. Roçadeira (RÇ), grade (GR), enxada rotativa (RT), herbicida de pós-emergência (HC), herbicida de pré-emergência (HR) e capina manual (CM) foram empregados no controle das plantas daninhas na entrelinha de plantio (“ruas”), em comparação com a área cultivada mantida sem capina (SC) e a condição original de mata (MT). Os seguintes indicadores da qualidade física do solo foram avaliados, entre 1978 e 1995, nas camadas de 0-15 e 15-30 cm: matéria orgânica, densidade do solo, volume total de poros e estabilidade de agregados em água. Após dezoito anos de avaliações, a qualidade física do solo mostrou-se diretamente correlacionada com o seu teor de matéria orgânica. A utilização contínua de herbicida de pré-emergência, além de reduzir o teor de matéria orgânica do solo, provocou o surgimento de encrostamento superficial do solo. Os usos da enxada rotativa e da roçadeira acarretaram o surgimento de camada subsuperficial compactada. O controle das plantas daninhas por meio de capinas manuais e herbicidas de pós-emergência mostraram-se eficientes na manutenção da qualidade física do solo.