Memória do Café

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    Eficiência do mercado futuro de café brasileiro, no período de 1992 a 1998
    (Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural ( SOBER), 1999) Arbex, Marcelo A.; Carvalho, Virgínia D.
    A função básica dos mercados futuros é possibilitar um hedge ou proteção contra variações de preços adversas que podem ocorrer, no futuro, aos agentes que negociam determinada commodity. Os preços no mercado futuro são eficientes quando refletem todas as informações disponíveis relevantes até a presente data, o que lhe habilita como a melhor estimativa de preço para a data de vencimento do contrato. Dada a importância do mercado futuro de café brasileiro, buscou-se testar a hipótese de eficiência para este, no período de março/1992 a maio/1998. Os resultados obtidos sugerem que os preços a vista e no futuro são co-integrados e que os preços futuros são estimadores não viesados dos preços a vista, à medida que o parâmetro de co-integração é igual à unidade. Os resultados sugerem, ainda, que o mercado futuro de café desempenha adequadamente sua função de preço a descoberto e pode, portanto, facilitar e otimizar as decisões dos agentes com relação a produção, comercialização e estocagem. Conclui-se que esse mercado é eficiente de forma fraca (weak form).
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    Análise do processo de transmissão do preço do café no período de 1987- 1995
    (Revista de Economia e Sociologia Rural (SOBER), 1997) Grôppo, Gustavo de Souza
    Este estudo objetivou identificar o comportamento dos preços do café nos diferentes níveis de mercado, com o intuito de detectar a origem e a intensidade das variações desses preços. A metodologia utilizada para os testes foi a de SIMS ( 1972 ). Os modelos foram ajustados, tomando-se as séries de preços reais de janeiro de 1987 a dezembro de 1995. Os resultados indicam causalidade no sentido do preço do produtor para o preço de exportação; bicausalidade entre o preço do produtor e o preço do atacado (torrefador); causalidade no sentido de atacado para varejo e causalidade no sentido de preço do produtor para preço de varejo. Observou-se, ainda, que as elasticidades se situam abaixo de um, indicando uma inelasticidade nessa transmissão.
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    Impacto distributivo da retirada do ICMS: o caso do café
    (1997) Negri Neto, Afonso; Vegro, Celso Luis Rodrigues; Moricochi, Luiz
    Este estudo analisou a distribuição dos benefícios para os agentes da cadeia produção-consumo (fornecedores de insumos, produtores, agentes de comercialização e consumidores finais), decorrente da redução de alíquota do ICMS de 18% para 7% no café em âmbito do Estado de São Paulo. Após breve panorama sobre a estrutura da cafeicultura paulista e evolução das margens de comercialização, parte-se para análise gráfica visando estimar o benefício social líquido da redução do tributo. Concluiu-se que os consumidores de café torrado e moído foram os maiores favorecidos por essa política pública, apropriando-se de 91,83% do benefício total, enquanto que para os produtores esse benefício foi apenas residual (5,54%). Os benefícios foram medidos através das mudanças nos excedentes econômicos.
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    Padronização do café
    (1997-03) Bayma, Cunda
    Em virtude de uma indicação do Conselho federal de Comércio Exterior, cogita-se da padronização do café.