CBPC (40.:2014: Serra Negra, SP) - Anais

URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/5682

Novos sintomas do ácaro e da leprose em frutos de café
    (Embrapa Café, 2014) Matiello, J. B.; Almeida, S. R. de; Ferreira, Iran B.
    A presente nota objetiva relatar um tipo novo de lesão, afetando frutos de cafeeiros.
    Efeitos do aumento da temperatura e da [CO2] atmosférica ao nível do funcionamento dos fotossistemas e transporte tilacoidal de elétrons em C. arabica L. cv. icatu
    (Embrapa Café, 2014) Ramalho, J. C.; Rodrigues, W. P.; Martins, L. D.; Martins, M. Q.; Colwell, F.; Semedo, J. N.; Pais, I. P.; Scotti -Campos, P.; Rodrigues, A. P.; Fortunato, A. S.; Leitão, A. E.; Lopes, E.; Batista-Santos, P.; Ribeiro-Barros, A. I.; Partelli, F. L.; Tomaz, M. A.; Campostrini, E.; Ghini, R.; DaMatta, F. M.; Lidon, F. C.
    Neste trabalho pretendeu-se estudar a extensão do impacto da temperatura no funcionamento dos fotossistemas (PS) I e II e do transporte tilacoidal de elétrons em C. arabica cv. Icatu e o possível efeito benéfico do aumento de [CO 2 ].
    Secagem e teor de umidade na qualidade física e sensorial do café
    (Embrapa Café, 2014) Teixeira, A. A.; Teixeira, A. R. R.; Reis, M.; Bassoli, G.; Palácios, H. A.
    A illycaffè, empresa italiana líder em qualidade de café para espresso, veio ao Brasil em 1991 para adquirir diretamente dos produtores cafés de alta qualidade para compor o seu blend. Até o ano 1998, a illycaffè comprava exclusivamente lotes de cafés naturais do Brasil. Os lotes adquiridos não apresentavam problemas relevantes com relação à seca irregular e altos teor es de umidade nos grãos.
    Condução da brotação em lavouras de café esqueletadas
    (Embrapa Café, 2014) Lacerda, G. R.; Garcia, A. L. A.; Ferreira, I. B.; Filho, M. Jordão S.
    O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da desbrota na primeira produção após a poda por esqueletamento.
    Avaliação de cultivares de café arábica, de portes baixos e resistentes à ferrugem, em Franca, SP
    (Embrapa Café, 2014) Fazuoli, L. C.; Braghini, M. T.; Gallo, P. B.; Nasser, M. D.; Maegawa, R.; David, F. A.
    O objetivo deste trabalho é o de avaliar o comportamento agronômico na Alta Mogiana/SP, de seis cultivares de café arábica, de portes baixos, resistentes à ferrugem e uma pré-cultivar denominada IAC Catuaí SH3, em fase final de experimentação, que apresenta elevada resistência à ferrugem, à cercosporiose e tolerância à seca.
    Controle estatístico de processo em pulverização hidropneumática na cultura do café
    (Embrapa Café, 2014) Silva, João Eduardo Ribeiro da; Cunha, João Paulo Arantes Rodrigues da; Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden; Alves, Guilherme Souza; Bueno, Mariana Rodrigues
    A qualidade da aplicação pode ser crucial para atingir a produtividade almejada da cultura, e essa operação tem como principal objetivo aplicar a dose correta do produto no alvo desejado (SUGUISAWA et al, 2007).
    Características físico-químicas de cafés torrados em grãos produzidos no Sul de Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2014) Moraes, Carla M.; Mendonça, Luciana M. V. L.; Moreira, Elizandra A. M.; Mendonça, José Marcos A.
    Sendo Minas Gerais o estado com maior produção de café, e consequentemente maior produtor de cafés especiais, devido às altitudes e outras características da região, este trabalho teve o objetivo de avaliar as características físico-químicas de sete marcas de cafés torrados em grãos, comercializadas na região sul de Minas Gerais.
    Produtividade do cafeeiro submetido a diferentes laminas de água aplicadas por gotejamento
    (Embrapa Café, 2014) Silva, Pedro Alberto da; Aparecido, Lucas Eduardo de Oliveira; Silva, Adriano Bortolotti da
    Objetivou-se por meio deste trabalho avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação, aplicadas por gotejamento, na produtividade do cultivo do cafeeiro, nas condições edafoclimaticas predominantes no Sul de Minas Gerais.
    IAC catuaí SH3: uma pré-cultivar de café arábica, com alta produtividade, elevada resistência à ferrugem e ótima qualidade da bebida
    (Embrapa Café, 2014) Fazuoli, L. C.; Braghini, M. T.; Mistro, J. C.; Guerreiro Filho, O.; Gallo, P. B.
    O objetivo deste estudo foi o de obter uma cultivar de café arábica, com alta produtividade, porte baixo, frutos vermelhos, boas características agronômicas e tecnológicas e alta resistência à ferrugem.
    Influência da aplicação do ácido naftalenoacético (ANA) associada à adubação potássica na brotação de Coffea canephora
    (Embrapa Café, 2014) Baroni, Danilo Força; Reis, Lucilea Silva dos; Baitelle, Diego Corona; Meireles, Robson Celestino; Cabral, Tais Santos
    O objetivo do trabalho foi verificar a influência da aplicação do ácido naftalenoacético (ANA) associada à adubação potássica na brotação de coffea canephora.