Revista de Nutrição

URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/13561

Phenolic compounds profile, neuroprotective effect and antioxidant potential of a commercial Turkish coffee
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020) Ayvaz, Melek Çol
    The purpose of this study is to determine the phenolic and flavonoid contents, and antioxidant activities and neuroprotective effects of powdered coffee sample of a commercial coffee brand originated from Sivas, Turkey.
    Acute caffeine intake lowers glycemia before and after acute physical exercise in diabetic rats
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2014) Silva, Luiz Augusto da; Pereira, Ricardo Aparecido; Túrmina, Janaína Angela; Kerppers, Ivo Ilvan; Altimari, Leandro Ricardo; Malfatti, Carlos Ricardo Maneck
    The present study investigated the effects of caffeine supplementation combined with acute physical exercise on the glycemic response of diabetic rats.
    Calcium and caffeine interaction in increased calcium balance in ovariectomized rats
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2013) Silva, Sandra Tavares da; Costa, Neuza Maria Brunoro; Franco, Frederico Souzalima Caldoncelli; Natali, Antônio José
    This study investigated the effects of caffeine intake associated with inadequate or adequate calcium intake in laparotomized or ovariectomized rats by means of the calcium balance. Forty adults Wistar rats were ovariectomized or laparotomized.
    Consumo de café segundo métodos de preparo da bebida e associação com perfil lipídico sérico em hipertensos e diabéticos
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2011) Lima, Fabiana Accioly de; Vasconcelos, Sandra Mary Lima; Sant'ana, Antônio Euzébio Goulart; Ataíde, Terezinha da Rocha; Omena, Cristhiane Maria Bazílio de; Menezes, Maria Emília da Silva; Cabral Júnior, Cyro Rêgo
    Verificar o consumo da bebida café segundo a quantidade ingerida e os métodos de preparo, e sua associação com o perfil lipídico sérico de hipertensos e diabéticos.
    Café e saúde humana: um enfoque nas substâncias presentes na bebida relacionadas às doenças cardiovasculares
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2010) Lima, Fabiana Accioly de; Santána, Antônio Euzébio Goulart; Ataíde, Terezinha da Rocha; Omena, Cristhiane Maria Bazílio de; Menezes, Maria Emília da Silva; Vasconcelos, Sandra Mary Lima
    O café é a bebida mais consumida no Brasil e no mundo ocidental. O fato de ser uma bebida tão popular, aliado à sua importância econômica, explica o interesse por estudos sobre o café, desde a sua composição até seus efeitos na saúde humana. Dentre as diversas substâncias presentes na composição química do café, além dos nutrientes, destacam-se a cafeína, os diterpenos cafestol e kahweol e os ácidos clorogênicos, o que faz do café uma importante fonte dietética destes compostos. Muitos estudos têm verificado a influência de seus constituintes na saúde, principalmente a cafeína vs a elevação da pressão arterial; o cafestol e o kahweol vs a dislipidemia; e ácidos clorogênicos vs proteção cardiovascular, por suas propriedades antioxidantes. Este artigo tem como objetivo apresentar de forma sucinta a importância da bebida e sua composição química, os mecanismos fisiológicos envolvidos na elevação da pressão arterial e do colesterol sérico atribuíveis ao café, bem como estudos selecionados que verificaram a associação do consumo da bebida com estas doenças cardiovasculares.
    Consumo de cafeína e prematuridade
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2005) Souza, Rita Adriana Gomes de; Sichieri, Rosely
    A cafeína (1, 3, 7-trimetilxantina) é uma metilxantina que facilmente atravessa a barreira placentária, com quantidades substanciais passando para o líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, plasma e urina dos neonatos. As maiores fontes de cafeína são café, chá, chocolate e refrigerantes do tipo cola. Além disso, cerca de mil drogas prescritas e 2 mil drogas não prescritas contêm cafeína, e 25 dessas drogas podem ser usadas na gravidez. Embora estudos em animais indiquem que a cafeína leve à diminuição no crescimento intrauterino fetal, redução do peso ao nascer, reabsorção fetal e teratogênese, nos estudos epidemiológicos os achados são, ainda, inconclusivos. Pelo fato de os alimentos com cafeína serem amplamente consumidos na gravidez, é importante avaliar se o uso dessa substância está associado com a redução da idade gestacional. Este artigo examina o conhecimento atual do consumo de cafeína durante a gravidez, abordando os estudos epidemiológicos sobre a associação entre consumo de cafeína e prematuridade, as fontes de cafeína e seu consumo na gravidez, a bioquímica, a fisiopatologia e a plausibilidade biológica da associação e as principais limitações dos estudos sobre cafeína e prematuridade.