UFLA - Dissertações

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    Formação de preços no mercado de café
    (Universidade Federal de Lavras, 1998) Mesquita, José Marcos Carvalho de; Guimarães, José Mário Parto
    Partindo-se da constatação de que o preço do café pago ao produtor apresentou, nos últimos anos, variações elevadas, bastante superiores às variações apresentadas pelas quantidades ofertada e demandada, procurou-se testar no presente trabalho se o mercado de café opera próximo de um modelo concorrencial, ou se tem sofrido algum tipo de manipulação imposta por qualquer dos agentes que nele atuam. Buscou-se estimar um modelo estatístico que pudesse representar significativamente o processo de formação de preços neste mercado específico,) ao mesmo tempo em que testou-se a existência de causalidade na transmissão de preços entre a Coffee, Sugar and Cocoa Exchange, sediada em New York, e o mercado do produtor brasileiro.A teoria econômica afirma que em um mercado de concorrência perfeita o ajuste entre oferta e demanda vai determinar o preço de equilíbrio, ao passo que se prevalecerem condições de mercado imperfeito, monopsônio por exemplo, algum tipo de manipulação pode surgir. Duas características destacam-se no mercado de café: uma diz respeito à estrutura oligopsônica, tendo em vista o grande número de produtores rurais e o número significativamente menor de compradores intermediários, representados pelas indústrias de torrefeção, moagem, solúvel e também exportadores; uma outra refere-se à grande participação da commodity em transações efetuadas nas bolsas de mercadorias e futuros, ressaltando-se que essas negociações são praticadas com maior intensidade e frequência por agentes do mercado financeiro, sem grande interesse na commodity propriamente dita. Utilizou-se o procedimento dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar uma função que representasse o modelo de formação de preços. No caso da transmissão de preços, adotou-se um teste de causalidade específico para essa finalidade, tendo sido feitos três testes: um para a série histórica completa e outros dois para subperíodos que apresentaram características distintas., O resultado do modelo de formação de preços indica que as variáveis oferta e demanda mundiais são importantes na^ determinação do preço pago ao produtor brasileiros Com relação ao teste de causalidade, os resultados indicam ausência de causalidade entre a bolsa de New York e o mercado brasileiro no período total e no segundo subperíodo, enquanto que no primeiro subperíodo constatou-se causalidade no sentido mercado brasileiro para a bolsa. De acordo com esses resultados, pode-se concluir que não foi identificada nenhuma forma de manipulação de preços.
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    Análise econometria da competitividade entre Brasil e Colômbia no mercado de café Arábica
    (Universidade Federal de Lavras, 2015-02-27) Alvarenga, Guilherme Lara; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de
    Há vários anos o café vem sendo um dos principais produtos indiscutivelmente essencial para a obtenção de uma balança comercial positiva para o Brasil. Com o fim da regulamentação do mercado na década de 90 e consequentemente a abertura para a competitividade externa, os produtores que apenas buscavam o aumento no volume produzido se depararam com uma nova visão de mercado. A qualidade do produto já era o fator de destaque na demanda mundial, fator este trabalhado muito bem pela Colômbia, principal concorrente do café arábica brasileiro no mundo. Ou seja, o mercado de café arábica atual se vê cada vez mais acirrado e competitivo, os diversos fatores de riscos, incluindo a alta volatilidade dos preços, além obviamente de inúmeras variáveis climáticas e biológicas, variáveis macroeconômicas como o câmbio e a renda externa, vão criando cenários que afetam diretamente a atividade, principalmente em relação ao destino do produto, e a opção pelo mercado internacional em optar pelo café brasileiro ou pelo colombiano. Portanto, no presente trabalho propôs-se uma análise econométrica dos principais fatores macroeconômicos impactantes na competitividade do café brasileiro e do café colombiano, buscando detectar cenários que identifiquem momentos favoráveis de comercialização com o exterior. A pesquisa é de cunho quantitativo, sendo utilizados nas primeiras análises modelos dinâmicos GMM, e posteriormente para analisar o impacto da volatilidade no mercado internacional, foi utilizada a função impulso-resposta do modelo VAR. Os resultados indicaram que a elevação das exportações do café brasileiro se dá em períodos de ganhos competitivos no mercado internacional, ou seja, cotações na NYBOT bem abaixo dos preços do café colombiano, e desvalorizações cambiais. Já o aumento do volume exportado de café colombiano ocorre em períodos de maior paridade de preços com o café brasileiro, indicando a preferência do mercado internacional, e valorização do Peso Colombiano. Como a visão mercadológica predominante no mercado de café arábica é de que o café colombiano apresenta maior qualidade, a Colômbia aumenta suas exportações em períodos de maiores ganhos na comercialização, sendo a valorização cambial um desses fatores. Em relação à análise do impacto da volatilidade do mercado, nota-se que existem ganhos significativos no volume exportado do café brasileiro em períodos de pico de volatilidade, enquanto que para a Colômbia é verificada uma queda elevada do volume exportado. Pode-se concluir que o trabalho auxiliou na elaboração de modelos e análises que puderam identificar econometricamente cenários importantes do ponto de vista estratégico para o mercado de café arábica.