Biblioteca do Café

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competitividade do agronegócio do café na região sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2001-01) Silva, Sálvio de Macedo; Santos, Antônio Carlos dos; Lima, Juvêncio Braga de
    Este trabalho teve como objetivo a análise de fatores que determinam a competitividade do agribusiness do café na região sul do estado de Minas Gerais. Utilizou-se o modelo denominado "Diamond" descrito por Michael E. Porter (1993), que preconiza um conjunto de quatro determinantes que concorrem para o desenvolvimento da competitividade internacional de determinada indústria. Os resultados permitem afirmar que na região sul de Minas Gerais estes determinantes contribuem positivamente para o desenvolvimento da competitividade das organizações do agribusiness do café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do fair trade na cooperativa de agricultores familiares de café de Poço Fundo, MG
    (Universidade Federal de Lavras, 2008-04) Oliveira, Renato Ferreira de; Araújo, Uajará Pessoa; Santos, Antônio Carlos dos
    O Fair Trade é uma prática comercial que busca oferecer melhores condições financeiras a pequenos produtores do terceiro mundo, por meio de mecanismos que têm caráter de alterar a estrutura da cadeia de produção envolvida. Procurou-se, a partir de uma pesquisa exploratória, predominantemente quantitativa e transversal, investigar o efeito do Fair Trade sobre o elo produtor da cadeia, tentando inferir a coesão propiciada por essa intervenção na Cooperativa de Agricultores Familiares de Café (orgânico e convencional SAT - sem uso de agrotóxicos) de Poço Fundo, MG. A análise se sustentou na teoria do embeddeness de Granovetter, sob as perspectivas das redes sociais (nível de redes) e cadeias (nível dyadico) que levou o arcabouço teórico à psicologia social e ao institucionalismo. Os dados obtidos apontaram para alto nível de coesão, mas sinalizam para o surgimento de algumas cizânias entre produtores, divididos entre os antigos e os novos beneficiados do arranjo. Os pioneiros, que investiram na produção de café orgânico, apresentam maior grau de comprometimento com a iniciativa, o que corresponderia à sua maior mobilização de recursos, tanto econômicos como emotivos. Postula-se, ao final, que a integridade da cooperativa se sustentará à medida que ela consiga maior enredamento do grupo de produtores novos e dos optantes pelo café SAT.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competitive pressures on the artisan coffee roaster segment in the state of Minas Gerais, Brazil: a multi-case study
    (Editora UFLA, 2018-04) Guimarães, Elisa Reis; Andrade, Helga Cristina Carvalho de; Cozadi, Álvaro dos Reis; Antonialli, Luiz Marcelo; Santos, Antônio Carlos dos
    The specialty coffee market is still little known and underexplored in Brazil, motivating an analysis of the competitive pressures and structure of the artisan coffee roaster segment in the state of Minas Gerais, in order to better understand it and encourage the adoption of specific policies for its expansion, besides comparing it to the commodity coffee roasting segment. A multi-case study was performed with three companies in this segment through in-depth interviews with their owners. There were significant changes in the competitive forces that shape the coffee industry, when comparing the specialty and commodity coffee segments, both in intensity and in motivations. Among the suggested policies to support the specialty coffee segment are its promotion and dissemination through “consumer education” and awareness raising on the differentiated properties of these products, besides providing subsidized courses and specializations for those who wish to be involved in this marketplace.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do fair trade sobre os produtores de café em poço fundo.
    (2007) Oliveira, Renato F; Araújo, Uajará P; Santos, Antônio Carlos dos; Antonielli, Luiz M; Embrapa - Café
    O Fair Trade é uma prática comercial que busca oferecer melhores condições financeiras a pequenos produtores do terceiro mundo, através de mecanismos que tem caráter de modificar a estrutura da cadeia de produção envolvida. Procurou-se, a partir de uma pesquisa exploratória, predominantemente quantitativa e transversal, investigar tal efeito estruturante do Fair Trade sobre o elo produtor da cadeia, tentando inferir a coesão propiciada por essa intervenção no âmbito de uma comunidade de pequenos produtores de café orgânico e café convencional SAT (sem uso de agrotóxicos) na cidade de Poço Fundo, MG. Os dados obtidos, quando analisados sob as perspectivas de rede sociais e de cadeias, apontaram no sentido de alto nível de coesão, ao mesmo tempo em que sinalizam para o surgimento potencial de algumas cizânias entre os produtores, divididos entre os antigos e novos beneficiados do arranjo. As pessoas que estão a maior tempo na Associação local e que investiram na produção de café orgânico se apresentam com um maior grau de comprometimento com a iniciativa, o que corresponderia a sua maior mobilização de recursos, tanto econômico como emotivo. Postula-se, ao final, que a integridade da Associação se sustentará à medida que consiga maior enredamento do grupo de produtores novos e optantes pelo café SAT.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Expansão internacional da indústria de café sob a perspectiva da escola nórdica de negócios internacionais: um estudo multicasos.
    (2007) Freitas, Mara Luiza Gonçalves; Santos, Antônio Carlos dos; Embrapa - Café
    A presente pesquisa teve como finalidade avaliar a ação internacional da indústria de café torrado em grão e/ou moído brasileira sob a perspectiva dos executivos de topo por meio do estudo de cinco casos de IT&M brasileiras em processo de internacionalização à luz do pensamento da Escola Nórdica de Negócios Internacionais. A análise dos dados revelou que é possível afirmar que não há condições de realizar a expansão internacional sem que haja uma estrutura sólida no mercado doméstico, principalmente em função do Brasil ser um dos principais mercados de café do mundo. A ação internacional para a IT&M brasileira avaliada por meio de cinco casos estudados, significa diversificação de negócios.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Custos de transação e competitividade na cadeia do café
    (2001) Matos, Alan Kardec Veloso de; Santos, Antônio Carlos dos; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O presente trabalho traz um estudo da cadeia agroindustrial do café em duas regiões de Minas Gerais, Brasil, no qual são analisados os fatores e mecanismos que os seus atores podem utilizar para desenvolver suas estratégias competitivas. Foram analisadas, ao longo da cadeia agroindustrial do café, as características básicas das transações (especificidade dos ativos, freqüência das transações, incerteza), formas de governança (mercado, hierárquica e mista) e de contratos (clássico, neoclássico e relacional) e coordenação da cadeia, com o intuito de responder à pergunta-chave: determinados esses fatores, em qual das duas regiões a cadeia do café será mais competitiva? A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, classificada como conclusiva por apresentar objetivos bem definidos. O objeto da pesquisa foi a cadeia agroindustrial do café em duas regiões produtoras de Minas Gerais: a região Sul de Minas (RSM) e a região do Cerrado Mineiro (RCM). Os dados foram coletados pela aplicação de questionário aos agentes da cadeia nas duas regiões estudadas e por levantamento de dados em bibliografia referente ao assunto. Para a análise da competitividade da cadeia agroindustrial do café (CAC) nas duas regiões, utilizou-se o conceito de Análise Estrutural Discreta Comparada. As variáveis estudadas foram: especificidade dos ativos (física, local, humana e dedicada relacionada à marca e temporal), freqüência das transações, forma de governança (mercado, hierarquia e híbrida), os contratos e a forma como se dá a coordenação da cadeia nas duas regiões.