Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Padrão de consumo de café e monitoramento de riscos associados ao diabetes tipo 2, obesidade e dislipidemias na população adulta do Distrito Federal e entorno
    (Universidade de Brasília, 2010-12-08) Machado, Liliane Maria Messias; Costa, Teresa Helena Macedo da
    Objetivo: o café é um alimento funcional que tem sido associado a reduções do risco de várias doenças e agravos não transmissívies, incluindo o diabetes. Já que diferenças de hábitos alimentares são reconhecidos fatores modificadores na epidemiologia do diabetes, este estudo visou descrever o padrão de consumo do café e sua associação com ocorrência de diabetes tipo 2, controlando-se a ocorrência de obesidade e dislipidemias na população adulta do Distrito Federal e entorno, assim como buscou verificar o padrão de resposta ao teste oral de tolerância à refeição, com 75 g de carboidrato, associado ao padrão de consumo de café. Métodos: Estudo 1 - estudo transversal realizado por entrevista telefônica (N = 1440). A amostra é random para os números de telefones fixos e celulares. Análise multivariada foi realizada, controlando-se variáveis sócio- comportamentais, obesidade e antecedentes familiares de doenças crônicas não transmissíveis. Um modelo de regressão hierárquica e uma regressão de Poisson foram utilizados para verificar a proteção contra o diabetes tipo-2 e consumo de café. As variáveis independentes que se mantiveram no modelo final, por níveis de inclusão hierárquica, foram: primeiro nível - idade e estado civil; segundo nível – antecedentes de diabetes e dislipidemias; terceiro nível - tabagismo, consumo de suplemento, índice de massa corporal; e quarto nível - ingestão de café (≤ 100 mL/d, 101 a 400 mL/d, e > 400 mL/d). Estudo 2 – estudo transversal com 67 voluntários com e sem antecedentes de diabetes tipo 2, que realizaram o teste oral de tolerância à refeição. Os dados foram submetidos à análise multivariada com medidas repetidas por meio de um modelo de efeitos mistos. Resultados: Estudo 1 - Após o ajuste hierárquico para as variáveis de confusão, os consumidores de 101 a 400mL de café por dia tinham uma prevalência 2,7% (p=0,04) de não ter diabetes do que aqueles que beberam ≤ 100 ml de café/dia. Em comparação com a ingestão de café de ≤ 100 mL/dia, os consumidores de > 400 mL de café por dia não apresentaram diferença estatisticamente significativa na prevalência do diabetes. Estudo 2 - não houve diferença entre os níveis médios de insulina e glicose ao longo do tempo, entre os dois grupos de consumidores de café (≤ 400 mL e consumidores de > 400 mL de café por dia),quando se controlou antecedentes familiares, idade e IMC. Isoladamente, os picos de insulinemia e glicemia foram maiores no grupo de indivíduos com antecedentes de diabetes, independentemente da quantidade de café consumida, e associados as variáveis idade e excesso de peso.Conclusões: Assim, o consumo moderado de café parece proteger contra a ocorrência de diabetes tipo 2 na população estudada. Este é o primeiro estudo a mostrar uma relação entre o consumo de café e diabetes na população brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evidências do efeito do consumo de café sobre a gravidade da doença coronariana e qualidade de vida do portador
    (Universidade de São Paulo, 2012) Casagrande, Juliana Gimenez; Campino, Antônio Carlos Coelho
    Considerando a importância econômica estratégica do Brasil no mercado mundial de café e as evidências ainda pouco avaliadas sobre os efeitos do seu consumo sobre a saúde humana, este estudo buscou investigar a relação entre consumo de café e seus efeitos sobre a qualidade de vida de pacientes portadores de doença coronariana. Uma vez que esta doença é uma das principais causas de mortalidade no país. Além disso, a escolha desse mal específico como objeto de estudo está relacionada ao fato de existirem ainda poucos trabalhos na literatura. Deste modo, este estudo busca contribuir para o preenchimento desta lacuna, aumentando o grau de informação sobre o assunto. Objetivos: Verificar se os efeitos do consumo de café não são maléficos para a gravidade da doença coronariana e qualidade de vida do portador. Metodologia: Foi coletada uma amostra intencional de 115 pacientes com diagnóstico de Doença Arterial Coronariana (DAC) freqüentadores de duas instituições de saúde: ambulatório de Cardiologia do InCor Osasco, localizado na Policlínica Zona Norte “Dona Leonil Crê Bortolosso” e na Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica do Instituto do Coração InCor – HCFMUSP. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário e para execução dos resultados foi utilizado o modelo estatístico probit com auxílio do software STATA 10.0. Resultados: O consumo de café demonstrou uma capacidade significativa de aumentar a probabilidade do paciente apresentar um melhor perfil clínico, ou seja, está relacionado com melhores níveis de gravidade da DAC. A única relação inversa significativa apontada foi entre o consumo de café e indicador de estabilidade de angina. Conclusão: O consumo de café não proporcionou efeitos maléficos para a qualidade de vida dos portadores de DAC e para a gravidade da DAC.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Café e valores de consumo dos brasileiros
    (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2017-02-20) Camelo, Caeverton de Oliveira; Junqueira, Ana Maria Resende
    No cenário competitivo contemporâneo, o consumidor surge como um elo primordial para o agronegócio, logo o comportamento do consumidor vem sendo cada vez mais investigado. O valor percebido pelo consumidor tem um papel essencial no comportamento dos indivíduos em relação às suas decisões de compras. Portanto, o objetivo desse estudo foi analisar o valor percebido do consumidor no consumo de café. Por meio de uma coleta de dados com as respostas de 417 consumidores brasileiros de café, em um primeiro momento levantou-se o perfil da amostra, para depois realizar a Análise Fatorial Exploratória que serviu de subsidio para a Análise Fatorial Confirmatória que foi realizada para examinar a confiabilidade e validade do modelo de medição construído através da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostraram que as dimensões do valor funcional qualidade, valor funcional preço, valor social e valor individual apresentaram itens de grande significância, sendo assim, os resultados sugerem que todos os itens estudados obtiveram correlação com suas dimensões, o que faz com que o modelo proposto seja validado para consumo de café. Além disso, foi analisada a correlação entre as dimensões.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Valores pessoais dos consumidores de cafés especiais
    (Universidade Federal de Lavras, 2013-02-25) Viana, Lílian Carolina; Sette, Ricardo de Souza
    O presente estudo trata da teoria de valores pessoais, passando pelas publicações no Brasil nos últimos anos em eventos e periódicos, realizando um estudo empírico na identificação dos valores pessoais de um nicho específico de consumidor: o de café especial. Tem como objetivo principal identificar teorias, autores e métodos das publicações no Brasil sobre valores pessoais na área de Marketing; e, identificar os valores pessoais dos consumidores de cafés especiais. Para tanto, esta dissertação foi estruturada em artigos, separada por duas partes, a primeira refere-se a um resumo geral e a segunda contém os artigos realizados, um estudo teórico e outro empírico. Através de pesquisa bibliográfica foram analisados os estudos publicados em eventos e periódicos representativos da área de Administração da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), de forma a identificar as teorias e principais autores, bem como os métodos empregados; e ainda, organizar as pesquisas segundo um critério cronológico. Dessa forma, destacou-se a teoria da Cadeia de Meios-Fim com o autor Gutman (1982) e a laddering como método adotado e, nomes como Rokeach, Schwartz e Kahle foram identificados e, em relação à análise cronológica não foi possível identificar algum fator que permeasse os estudos analisados. No estudo empírico, procurou-se investigar os valores pessoais com a aplicação de um survey contendo a escala de Kahle (1983) nos consumidores de cafés especiais, com o propósito de identificar os valores pessoais que orientam os consumidores de cafés especiais através da Lista de Valores (List of Values – LOV). Os valores pessoais que orientam os consumidores de cafés especiais através da LOV são os valores de autorrespeito e autorrealização, caracterizando esse consumidor como alguém confiante, que faz o melhor uso de suas habilidades e busca tranquilidade, em detrimento de situações estimulantes. Diferindo, o valor mais importante no consumo de café especial foi diversão e prazer na vida. Nesse sentido, o presente trabalho deve contribuir não só para futuros trabalhos em relação à teoria de valores pessoais, mas também para segmentação e posicionamento das empresas atuantes no mercado de cafés especiais.