Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Custos de produção do café Conilon: análise em algumas regiões produtoras do Brasil
    (Universidade Federal de Lavras, 2022-10-27) Paula, Danyelle de Andrade; Fehr, Lara Cristina Francisco de Almeida; Magnago, Barbara Scaramussa; Tavares, Marcelo; Lima, Daiane da Silva
    O presente estudo justifica-se devido ao fato de o setor cafeeiro ser uma forte peça na economia, ocupando a quinta posição no ranking de commodities mais produzidas e exportadas pelo Brasil. O objetivo deste trabalho foi identificar as variáveis de custos da cultura do café conilon que registraram diferenças significativas entre cidades das principais regiões produtoras do País, no período de 2016 a 2018. A pesquisa é quantitativa, documental e descritiva. Para análise, utilizaram-se a Análise de Variância (ANOVA) e o teste de Scott-Knott para a comparação das médias. Os resultados evidenciaram que o estado do Espírito Santo, segundo maior produtor do País, apresenta, de modo geral, custos mais altos para a cultura do café conilon, e os menores custos foram registrados pelas cidades de Rondônia analisadas. A Mão de Obra foi o item com maior representatividade nos custos totais, com valor bem acima em relação ao dos demais, seguida de fertilizantes, também com valores significativos frente ao custo total de produção do café conilon. Verificou-se que os custos de produção são estatisticamente diferentes entre as cidades analisadas, e as variáveis com maior variabilidade em suas médias foram: Agrotóxicos, Depreciação de Máquinas, Exaustão de Cultivo e Remuneração Esperada sobre o Cultivo. Este trabalho pode contribuir para o conhecimento dos custos na cultura do café conilon entre as cidades pesquisadas, de modo a auxiliar os produtores a realizarem uma adequada gestão de custos para alcançar rentabilidade superior.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A construção do mercado para o café em Alto Paraíso de Goiás
    (Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2010) Campos, Jurema Iara; Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah
    Este estudo apresenta os principais resultados da análise de como habitantes de Alto Paraíso de Goiás estão buscando alternativas para o desenvolvimento sustentável do município, por meio da implantação, pela Embrapa, de projeto relativo ao resgate do café. A mineração e as atividades agropecuárias foram exercidas na região até os anos 60, quando a atividade principal passou a ser o turismo, a partir da criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e da inauguração de Brasília. Em 2000, o fluxo de turistas decaiu devido a problemas relativos à saúde pública, acarretando estagnação da economia local. Nos últimos anos, produtores familiares despertaram para a existência, ali, de um café que pode ser comercializado em nichos de mercado de grãos especiais: orgânicos e de origem definida, e buscaram, na Embrapa, o desenvolvimento de projeto de pesquisa. O estudo na região revelou que por meio do desvelamento de valores – história, cultura e tradições – é possível estabelecer estratégia mais eficiente de busca de mercado, a partir da experiência revelada no trabalho concreto e na cultura dos produtores. E que o desenvolvimento rural deve ser buscado por meio do desenvolvimento de atividades da nova ruralidade e da aplicação de abordagem territorial de desenvolvimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O risco de base e a efetividade do Hedge para o agronegócio do café em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 1999-01) Fileni, Dener Hollanda; Marques, Pedro Valentim; Machado, Hermógenes Moura
    O retorno do agronegócio do café é influenciado pela volatilidade das mudanças de preço durante o processo de comercialização. O objetivo deste trabalho foi avaliar se os agentes de comercialização em Minas Gerais podem dividir este risco com outros agentes de mercado e especuladores, usando contratos futuros da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). As informações sobre a base e o risco de base no mercado local foram observadas como parâmetro de decisão, como também, o modelo de carteira de investimento foi utilizado para avaliar a efetividade do hedge e a razão de hedge para uma posição de mínima variância. A substituição do risco de preço pelo risco de base mostrou uma significativa redução do risco e o hedging pelo modelo de portfolio foi também efetivo para reduzir a variabilidade do preço, sendo que a razão de hedge de mínima variância geralmente difere de um. Como conclusão final, o contrato futuro foi considerado eficiente para o controle do risco de preço.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competitividade do agronegócio do café na região sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 2001-01) Silva, Sálvio de Macedo; Santos, Antônio Carlos dos; Lima, Juvêncio Braga de
    Este trabalho teve como objetivo a análise de fatores que determinam a competitividade do agribusiness do café na região sul do estado de Minas Gerais. Utilizou-se o modelo denominado "Diamond" descrito por Michael E. Porter (1993), que preconiza um conjunto de quatro determinantes que concorrem para o desenvolvimento da competitividade internacional de determinada indústria. Os resultados permitem afirmar que na região sul de Minas Gerais estes determinantes contribuem positivamente para o desenvolvimento da competitividade das organizações do agribusiness do café.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos da estabilização monetária e da estratégia competitiva da indústria sobre o consumo de café torrado no Brasil
    (Universidade Federal de Lavras, 2010-07) Mesquita, José Marcos Carvalho de; Lara, José Edson; Souki, Gustavo Quiroga
    Objetivou-se no presente trabalho, analisar a influência de dois programas distintos sobre o consumo interno de café torrado. O primeiro foi a implantação do Plano Real, com a consequente estabilização monetária e o aumento de renda da população. O segundo diz respeito ao programa de melhoria da qualidade do café torrado, lançado pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, denominado “Selo Pureza”. Segundo os modelos teóricos, as condições macroeconômicas vigentes são variáveis externas com grande impacto no desempenho das organizações, muito embora não possam ser controladas pelas mesmas. Por outro lado, uma estratégia implementada em âmbito associativo pode ser classificada como uma estratégia relacional, em que os participantes têm grande poder decisório e cujos resultados apresentam uma maior previsibilidade. O método utilizado na análise foi o da regressão linear e o período estudado compreende os anos de 1990 a 2006. Os resultados indicam que as variáveis do macroambiente, que refletem os efeitos do Plano Real, são significativas no modelo, porém com baixo poder de explicação. Já a estratégia cooperativa, representada pelo Programa “Selo Pureza”, mostrou-se significativa, o que permite inferir que tenha grande importância no crescimento do consumo verificado no período em análise.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um estudo sobre influência inovação da inovação da organizacional sobre o desempenho operacional na indústria do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2016-04) Coti-Zelati, Paolo Edoardo; Zilber, Moisés Ari
    O objetivo deste estudo foi verificar se o construto inovação organizacional influencia, de maneira positiva, o desempenho operacional na indústria do café sob o ponto de vista dos gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa com 86 gestores que atuam na indústria do café. Os dados coletados, tratados pela modelagem em equações estruturais, apontaram relação válida entre os constructos inovação organizacional e desempenho operacional. Com base nos resultados obtidos, pode-se verificar que existe relação positiva entre inovação e desempenho operacional, ou seja, a prática de ações ligadas à inovação organizacional tem influência positiva sobre o desempenho operacional na indústria do café. A inovação contribui para a organização ultrapassar as dificuldades de um cenário econômico desfavorável e alcançar o desempenho operacional superior. Por fim, esta investigação buscou contribuir para alargar o conhecimento sobre a indústria do café e encontrar subsídios, no ambiente corporativo, para que se possa compreender os possíveis impactos da inovação sobre o desempenho operacional na indústria cafeicultora.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Orientação para mercado externo do café brasileiro
    (Editora UFLA, 2012-09) Brandão, Fernanda Scharnberg; Ceolin, Alessandra Carla; Gianezini, Miguelangelo; Ruviaro, Clandio Favarini; Dias, Eduardo Antunes; Barcellos, Júlio Otávio Jardim
    Objetivou-se, neste artigo, verificar se o Índice de Orientação Regional (IOR) pode auxiliar na tomada de decisão na orientação para o mercado externo do café brasileiro. Com a abordagem da Teoria da Tomada da Decisão, por meio do método quantitativo e descritivo, é calculado o IOR para verificar se as exportações brasileiras de café estão sendo destinadas aos principais importadores. Os dados das exportações brasileiras de café verde utilizados são da Base AliceWeb, vinculada à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no período de 2000 a 2009. As exportações de café são cada vez menos direcionadas para Canadá, Países Baixos, França, Itália, Bélgica e Espanha, com maior destaque para o decréscimo do IOR da Eslovênia. Os resultados demonstram que as exportações brasileiras de café verde direcionam-se cada vez mais para a Suécia, Finlândia, Japão, Alemanha, EUA, considerando que o IOR apresenta valores crescentes para tais regiões, ressaltando que a Alemanha e os EUA – importantes mercados para que o Brasil siga orientando suas exportações – representam mais de 40% das importações de café. A originalidade do estudo reside na utilização da metodologia IOR para auxiliar o tomador de decisão na orientação para o mercado externo, conhecendo-se a tendência dos principais concorrentes do produto. Tal abordagem, somada a outros indicadores econômicos pode possibilitar a implementação de políticas comerciais, no sentido de redirecionar os produtos para mercados que apresentem maior dinamismo em suas importações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vantagem estratégica da agricultura familiar de Alto Paraíso de Goiás no mercado do café
    (Editora UFLA, 2010-05) Campos, Jurema Iara; Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah
    Analisa estabelecimentos rurais do município de Alto Paraíso de Goiás, em sua busca de alternativas de renda para se estabelecerem no mercado. O município foi povoado nos séculos XVI e XVII, a partir da mineração, e possui, desde seu povoamento, tradição agrícola. A atividade econômica foi mudada a partir dos anos 1960, com a exploração do turismo. Porém, seu histórico é de miséria e estagnação. O turismo foi a atividade principal da região até o início dos anos 2000, período em que população e turistas registraram acometimento de doenças, como a febre amarela. O estudo foi realizado a partir de questionários semi estruturados aplicados a 28 agricultores da região. Com o levantamento e avaliação global da realidade rural e das condicionantes do desenvolvimento, este trabalho tem por objetivo verificar a possibilidade de existência da promoção do desenvolvimento rural sustentável de unidades de produção familiares cafeeiras locais. Isso porque o município possui pés de café (Coffea sp.) muito antigos ao longo dos rios, que se mostram, ainda, produtivos, cujo produto segue sendo consumido por habitantes e turistas. O café foi levado à região ainda no início do século XVIII pelas tropas de bandeirantes, e hoje é cultivado por agricultores familiares que, após o declínio do turismo, estão buscando alternativas para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável do município. O estudo conclui que esses produtores possuem vantagens intrínsecas para o estabelecimento de um cultivo de café que pode ser inserido em nichos de mercado de cafés especiais. Assim, a produção familiar em pequena escala, para se tornar vantagem estratégica, deve estar associada à tradição, à natureza, ao artesanal, ao local, conjunto de valores que atualmente são premiados pelo mercado consumidor de cafés especiais.