Periódicos

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3352

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A evolução das máquinas de beneficiar café no Brasil
    (Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura, 1953) Leme, Hugo de Almeida
    No estudo do histórico das Máquinas de Beneficiamento propriamente dito do café diremos, preliminarmente, que o desenvolvimento dessas máquinas acompanhou o progresso da cafeicultura.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito do sombreamento na qualidade da bebida de café conilon cultivado em sistemas consorciados
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019) Souza, Tássio da Silva de; Almeida, Rafael Nunes; Berilli, Sávio da Silva
    O objetivo do trabalho foi analisar a qualidade física e sensorial de grãos de café Conilon cultivados em diferentes sistemas de consórcio. Os sistemas de manejo avaliados foram: café em monocultivo a pleno sol - PS; café em consórcio com pupunha – CP; café em consórcio com gliricídia – CG; café em consórcio com banana – CB, e; café em consórcio ingá - CI. Avaliou-se atributos físicos dos grãos, e atributos sensoriais por meio da avaliação da qualidade de bebida produzida em cada um dos sistemas de cultivo. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições. A qualidade de bebida foi avaliada por provadores certificados pela Associação Brasileira da Indústria do Café. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste Tukey (p = 0,05). Não foi identificado efeito significativo na qualidade física dos grãos, contudo, houve efeito significativos para os atributos de qualidade de bebida. A escolha das espécies a serem utilizadas em consórcio com café Conilon influencia na qualidade de bebida. O consórcio com pupunha e ou gliricídia são indicados para agregação de qualidade de bebida em café Conilon.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Simultaneous optimization of coffee quality variables during storage
    (Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, 2017-01) Abreu, Giselle F. de; Rosa, Sttela D. V. F. da; Cirillo, Marcelo A.; Malta, Marcelo R.; Clemente, Aline C. S.; Borém, Flávio M.
    The objective of the study was to use methodology of simultaneous optimization of multiple responses applied to an experimental design to determine the best combination of storage period and conditions for preservation of coffee beans. Coffea arabica L. fruits were harvested in the ripe stage of maturation, processed using wet and dry methods, and dried to 11% (wet basis) moisture content. Part of the beans was hulled, while the other part was hulled only after the beans were stored under two different environmental conditions: cooled air at 10 oC with 50% relative humidity; and at 25 oC without controlling the relative humidity. Samples were taken at 3, 6, and 12 months intervals in order to evaluate quality. The data were submitted to the simultaneous optimization of responses for each processing and hulling condition separately, in a completely randomized design and 2 x 3 factorial scheme (two storage conditions and three storage periods). In conclusion, the use of the simultaneous optimization of responses is viable to be applied for determining the ideal storage conditions in a refrigerated condition.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influências ambientais no rendimento intrínseco do café
    (Instituto Agronômico (IAC), 2005-01) Gaspari-Pezzopane, Cristiana de; Medina Filho, Herculano Penna; Bordignon, Rita; Siqueira, Walter José; Ambrósio, Luís Alberto
    Estudou-se a influência de alguns fatores ambientais no Rendimento Intrínseco (RI) do café, relação percentual entre a massa de dois grãos normais tipo chato e a do respectivo fruto que os contêm. Verificaram-se decréscimos até de 18% nos valores de RI de frutos entre os estádios de maturação de verde a passa, e em sete localidades diferentes ocorreram variações significativas até de 12%. Em dois locais diferentes no mesmo município, o RI variou até em 6%, tendo sido observadas diferenças de 2% entre quatro lotes diferentes de um mesmo local. Em um mesmo lote experimental observaram-se diferenças até em 3,7% no RI de diferentes plantas da mesma cultivar. Variações de altitude até de 330 m, na mesma localidade, correlacionaram-se positivamente com variações até em 4,4% no RI. Quanto à influência da posição dos frutos na planta, verificou-se que o RI diminui, até em 4,4% à medida que os frutos se afastam do ramo ortotrópico, em 1,5% na exposição Leste e em 0,5% nas posições superiores e medianas da planta. Pelos resultados, verifica-se considerável influência ambiental afetando essa característica. Para fins de melhoramento genético, a seleção, para a característica RI, deve ser realizada com base em amostras padronizadas quanto à maturação, posição na planta e representar pelo menos dez plantas de progênies uniformes avaliadas no mesmo lote experimental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alterações na coloração de grãos de café em função das operações pós-colheita
    (Editora UFLA, 2015-10) Abreu, Giselle Figueiredo de; Pereira, Cristiane Carvalho; Malta, Marcelo Ribeiro; Clemente, Aline da Consolação Sampaio; Coelho, Luis Filipe Serafim; Rosa, Sttela Dellyzete Veiga Franco da
    A avaliação da cor de grãos de café torna-se importante uma vez que cafés com coloração atípica ou com diferentes níveis de branqueamento receberão menores preços no mercado. Além da desvalorização comercial, a alteração na cor é indicativos da ocorrência de processos oxidativos e alterações bioquímicas que podem modificar os precursores do sabor e aroma dos grãos, reduzindo a qualidade da bebida. Objetivou-se, neste estudo, avaliar as características de cor de grãos de café de diferentes qualidades, os quais foram processados e beneficiados por meio de diferentes métodos, e armazenados em diferentes condições. Frutos de Coffea arabica foram colhidos no estádio cereja e processados, por via úmida e por via seca. Os grãos foram secados até atingirem 11% de teor de água e submetidos a três formas de beneficiamento (manual, mecânico e sem beneficiamento) e a duas condições de armazenamento (10 oC e 50% de umidade relativa; e 25 oC sem controle de umidade relativa). Após o armazenamento por oito meses, os parâmetros de cor dos grãos e a qualidade fisiológica e sensorial foram avaliados. A intensidade das cores verde e azul e a luminância dos grãos de café são afetadas pelos métodos de processamento, beneficiamento e condições de armazenamento. Cafés despolpados apresentam coloração verde mais intensa, em comparação aos cafés naturais. O resfriamento do ar de armazenamento de grãos de café a 10oC propicia menores índices de luminância e da coordenada b, bem como melhor qualidade fisiológica.