UFLA - Dissertações

URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3332

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise comparativa da eficiência na produção de café entre as principais regiões brasileiras
    (Universidade Federal de Lavras, 2023-02-16) Melo, Gustavo Alves de; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de; Peixoto, Maria Gabriela Mendonça
    O agronegócio representa um dos pilares da economia brasileira, de modo que o café é um produto que contribui com grande expressividade para o bom desempenho do setor. A produção de café no Brasil se divide em dois tipos, o Arábica e o Conilon. Na produção do café Arábica se destaca as regiões de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Bahia, já no Conilon se destaca as regiões de Rondônia, Bahia e Espírito Santo. Todavia, o cenário de produção tem sofrido mudanças nos últimos anos, acompanhando os impactos decorrentes de eventos climáticos indesejáveis. Frente a isso, o objetivo desta dissertação foi avaliar o desempenho das principais regiões produtoras de cafés Arábica e Conilon do Brasil nos anos safra de 2018-2019 e 2020-2021, através da aplicação das técnicas Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Envoltória de Dados (DEA). Para tanto, o estudo prezou pela utilização de uma abordagem híbrida, com a utilização de técnicas quantitativas e análises qualitativas complementares. O estudo também apresentou um caráter descritivo e seguiu a lógica indutiva. O horizonte de realização deste foi de 12 meses para a integralização de todas as etapas metodológicas. Logo, os resultados apontaram para o ano safra 2018-2019, a presença de 4 inputs (Qtd_M, Tam_prop, Agua_cons e Area_cafe) e 1 output (Rend_prop) e 21 inliers no conjunto amostral. Já para o ano safra 2020-2021 foram considerados 3 inputs (Area_cafe, Cred_financ e QtdInsum_prod) e 3 outputs (AdOrgan_prod, Rend_prop e Rend_tec) e 23 inliers. Em relação às eficiências, foram identificados 6 produtores ineficientes para 2018-2019 e 9 para 2020-2021. As variáveis Qtd¬_M e Rend¬_prop foram mais impactantes para a eficiência em 2018-2019, já para 2020-2021 as variáveis Cred_financ, QtdInsum_prod, Rend_tec e AdOrgan_prod foram mais impactantes. Se tratando das limitações existentes, estas estiveram relacionadas ao pesquisador na escolha de etapas metodológicas para o melhor ajuste e apresentação de resultados, a utilização de uma base estritamente financeira para complementar a coleta de dados referente ao projeto Campo Futuro do CIM/UFLA e à restrição metodológica de que o número de DMUs deve ser três vezes superior que o número de variaveis originais selecionadas para a aplicação da técnica DEA. A fim de propor uma agenda de estudos futuros, sugere-se a replicação deste estudo para outras culturas, a ampliação do conjunto amostral a fim de aumentar a quantidade de variáveis originais consideradas, a aplicação e combinação de novas técnicas como a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), bem como um estudo mais detalhado sobre a eficiência de cada região produtora e seus respectivos benchmarkings.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Direct Trade no agronegócio café: uma perspectiva de seus agentes
    (Universidade Federal de Lavras, 2018-02-28) Reis, Nilmar Diogo dos; Castro Junior, Luiz Gonzaga de
    O agronegócio café apresenta inúmeros agentes que permeiam a cadeia produtiva. Nesta perspectiva, surgiu, recentemente, o Direct Trade como um modelo de negociação entre cafeicultor e torrefador/cafeterias, voltado mais especificamente à comercialização de cafés especiais, suprimindo os agentes intermediários em sua negociação. Pautado nos conceitos de “Ondas do Cafés”, o Direct Trade é amplamente usado, para aquisição de cafés com qualidade superior e visa proporcionar uma relação mútua entre os agentes da cadeia. Trabalhos voltados para esta temática têm apresentado um crescimento considerável dentro da academia, porém voltados mais para a qualidade e consumo dos grãos. Ao voltar-se, especificamente, para as ações de negociação dos cafés especiais entre esses agentes, incipientes estudos aparecem no rol acadêmico que busca vislumbrar as interações entre os cafeicultores e torrefadores. Desse modo, surgem indagações que nortearão a proposta deste trabalho e têm como objetivo analisar, por meio da teoria da Economia do Custos de Transação (ECT), quais premissas levam os cafeicultores, assim como os torrefadores e cafeterias, a atuarem via Direct Trade; analisar as características desses agentes, o modo que realizam suas transações, bem como o ambiente institucional em que ocorre a comercialização dos cafés especiais e, por fim, averiguar como as ações dos agentes impactam nos custos de transações e propor medidas de redução desses custos. Isto posto, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira, fez-se uma pesquisa bibliográfica, em textos acadêmicos (e não acadêmicos também) e revisão de literatura sobre a teoria utilizada, a fim de consolidar os conceitos. Então, aprofundou-se, na segunda parte, que se constitui de entrevistas semiestruturadas com agentes da cadeia do agronegócio café que se utilizam do Direct Trade, para fazer suas transações – cafeicultores brasileiros; torrefadores e/ou cafeterias, tanto no Brasil como no exterior. Por entrevistas, a ETC corroborou no entendimento de que o Direct Trade é um modelo de negócio que visa minimizar os intermediários do café, mas apresenta perspectivas bem distintas entre os cafeicultores brasileiros quanto ao aspecto das torrefadoras e/ou cafeterias tanto no Brasil como no exterior. Embora o Direct Trade não seja uma certificação como o FairTrade, Rainforest Alliance, entre outras, observou-se também que, mesmo que as aquisições via Direct Trade não exijam, ou ocorram pelas certificadoras (Certificações), os cafeicultores, que melhoraram a qualidade de seus cafés, possuíam algum tipo de certificação, mas nem todo cafeicultor certificado atua no mercado de cafés especiais, ou sequer conhecem a qualidade do seus cafés, o que cria um ambiente institucional sem mudanças significativas, permeado com ações oportunistas de seus agentes pela racionalidade limitada arraigada aos moldes tradicionais de comercialização de cafés. A pesquisa identificou, também, que, mesmo sem os nexus de contratos firmados entre cafeicultores e torrefadoras e/ou cafeterias, foi possível obter altos valores pagos à saca de cafés especiais aos produtores, os quais têm robustecido a expansão da produção e venda de cafés especiais via Direct Trade tanto no mercado interno como no exterior.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impacto gerado pela adoção da certificação fairtrade para produtores de café: uma análise sobre a ótica econômica e social
    (Universidade Federal de Lavras, 2018-04-08) Barros, Marina de; Castro Junior, Luiz Gonzaga de
    A produção de café tem um destaque muito importante na economia brasileira. Além disso, o consumo do produto, ao redor do mundo, tem um crescimento constante (mesmo que com taxas decrescentes). Por isso, há necessidade de olhar para essa produção com olhares cautelosos. Tendo em vista que grande parte da commodity produzida provém de pequenos produtores, eis que surge a preocupação social e econômica na vida dessas pessoas. De acordo com Polanyi (1944), após a Revolução Industrial e adoção do mercado autorregulável, os trabalhadores deixam sua cultura de lado e passam a ser parte do sistema através do capital econômico. Dessa forma, o intuito da economia deixa de ser subsistência e tem como objetivo o lucro. Por conseguinte, a sociedade começa a enfrentar níveis de pobreza, uma vez que essa passa a se polarizar. Entretanto, para todo movimento econômico de sucesso, Polanyi (1944) afirma existir um contramovimento de proteção social. É afirmado nessa pesquisa que, para a proteção dos pequenos produtores de café, foi criado o movimento (ou contramovimento capitalista) do comércio justo (FT). FT é uma certificação com intuito de proteger pequenos e médios produtores do sistema comercial convencional. Essa certificação diz abrigar diversos benefícios para a qualidade de vida de quem produz certificadamente. Porém, como objetivo desse trabalho, a dúvida é: qual o impacto social e econômico que a certificação FT traz na vida dos produtores de café? Para averiguar tal impacto, foi feito um estudo de caso com uma amostra de produtores da cooperativa COOPFAM (Cooperativa De Agricultores Familiares De Poço Fundo). Foram aplicados questionários (survey), além da pesquisa bibliográfica. Averiguou-se que o impacto da certificação FT na vida dessa amostra foi positivo, uma vez que houve o aumento da qualidade de vida, do café produzido e do desenvolvimento na comunidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Competitividade do agronegócio do café na região sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Lavras, 1998-10-26) Silva, Sálvio de Macedo; Santos, Antônio Carlos dos
    Este trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que determinam a competitividade do agribusíness do café na Região Sul do Estado de Minas Gerais. Para este estudo, utilizou-se o modelo denominado "Diamond*, descrito por Michael E. Porter (1993) como sendo um conjunto de quatro determinantes que concorrem para o desenvolvimento da competitividade internacional de determinada indústria: 1) condições de fatores; 2) condições de demanda; 3) competitividade das indústrias correlatas; 4) estratégia, estrutura e rivalidade das empresas. Além destes determinantes considerou-se a influência do acaso e do governo no desenvolvimento do agribusíness do café. Para a realização deste trabalho foram coletados dados em organizações produtivas dos setores de torrefação, exportação e cooperativas de produtores de café. Foram consultados bancos de dados de instituições governamentais e entidades de classe, bem como pesquisadores do agribusíness do café. Os resultados obtidos permitem afirmar que, na região sul de Minas Gerais, os determinantes preconizados por Porter contribuem positivamente para o desenvolvimento da competitividade das organizações do agribusíness do café. Tal fato se infere pela disponibilidade dos fatores de produção na região, além da crescente demanda pelo produto e do crescente nível de exigência por parte dos consumidores no que se refere a qualidade do produto. A busca pela competitividade é intensa e caracterizada pelo desenvolvimento de atividades, como o planejamento estratégico e o treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, visando uma melhor atuação mercadológica. Verificou-se a existência entre as empresas, de uma intensa rivalidade, que, muitas vezes, resulta na exclusão das empresas menos consolidadas no mercado. A principal meta das empresas é a conquista do mercado internacional, ator pelo qual se empenham em melhorar a qualidade, o preço e as estratégias de marketing do produto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estratégias de marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café
    (Universidade Federal de Lavras, 2002-02-28) Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Antonialli, Luiz Marcelo
    O pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de marketing, para o aumento do consumo no mercado interno, adotadas pelos agentes da cadeia do agronegócio do café nas regiões do Sul de Minas Gerais e do Cerrado Mineiro, avaliando a integração na determinação destas estratégias e sua influência na competitividade do setor. No referencial teórico, focou-se a compreensão e caracterização da cadeia, as estratégias de marketing e o modelo das forças competitivas de Porter. Na metodologia, foram utilizados procedimentos qualitativos ressaltando-se a análise de documentos e levantamentos estatísticos. Foram também realizadas entrevistas pessoais com representantes dos diversos agentes da cadeia do agronegócio do café. Quanto aos resultados, identificaram- se estratégias de segmentação do produto sendo trabalhadas pelos diversos agentes da cadeia de forma individualizada. Foram percebidos também, a busca pela melhoria da qualidade e o desenvolvimento de produtos diferenciados, ressaltando-se a sua rastreabilidade, como bases da maioria destas estratégias. Ficou evidente a necessidade de maior integração entre estes agentes, para que as estratégias tenham abrangência sobre toda a cadeia. Identificou-se também o apoio institucional como estratégia de marketing, com destaque ao processo de certificação de origem e esforços na disseminação da cultura do café na sociedade que, de certa forma, apresenta-se como um fator de grande integração entre os diversos agentes da cadeia. Apesar deste aspecto, verificou-se o posicionamento diferenciado entre os agentes da produção, indústria' e distribuição, com estabelecimento de estratégias de marketing de acordo com o interesse e necessidade específicos de cada um destes agentes, não havendo, portanto, uma integração em toda a cadeia. Verificou-se intensa rivalidade na indústria, sendo que as estratégias se mostram contrárias, tanto à qualidade do produto quanto ao aumento do consumo. Nesse sentido, as estratégias direcionadas à segmentação do produto e à busca por mercados diferenciados, ressaltando-se a qualidade do produto, podem se mostrar como uma forma de aumentar a competitividade do setor, pois possibilitam o aumento do poder de negociação dos agentes da produção perante a indústria e destes perante os agentes da distribuição. A comunicação ao consumidor final é, portanto, fator imprescindível neste processo de segmentação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O café brasileiro: um panorama do setor e suas tendências para 2020
    (Universidade Federal de Lavras, 2015-02-27) Rati, Fernando Rezende Silva Neves; Castro, Cléber Carvalho
    A cadeia agroindustrial do café caracteriza-se, especialmente, pelo dinamismo e complexidade. O aumento das incertezas no mercado global de commodities, aliado à falta de estudos holísticos que integrem vários pontos da cadeia agroindustrial surge como fator motivador para o desenvolvimento de modelos de negócio amplos e estratégicos. Nesse sentido, objetivou-se com presente estudar caracterizar e avaliar as forças intervenientes na geração de modelos de negócio para o setor cafeeiro.Para os players da cadeia ligados ao setor produtivo; sendo eles produtores, torrefadoras, cooperativas, exportadoras; o trabalho se justifica por fornecer análises que viabilizem um melhor desempenho na atividade. Tais informações serão úteis inclusive para autoridades políticas, auxiliando na formulação ou reformulação de projetos no setor, com o foco em tornar a atividade cada vez mais rentável e sustentável. A pesquisa é de cunho qualitativo, do tipo exploratória, e aborda quatro diferentes perspectivas do setor cafeeiro. Primeiramente, analisa-se a força de mercado, força macroeconômica e força da indústria, baseando-se em dados secundários. Em seguida, são apontadas as tendências principais do setor para 2020, a partir de entrevistas com especialistas do setor cafeeiro representando áreas distintas. O método utilizado foi entrevista via roteiro semiestruturado. Conclui-se que, na força de mercado, é necessário um aumento na produtividade das lavouras brasileiras, pela oportunidade de abastecer o mercado consumidor de café crescente. Na força macroeconômica, o aumento dos custos de produção e a continuação na volatilidade dos preços provoca uma pressão para a agregação de valor no café e, consequentemente, a possibilidade de acordos bilaterais entre nações a longo prazo. Analisando a força da indústria, percebe-se uma estrutura altamente concentrada. A conduta das principais torrefadoras presentes em território brasileiro está direcionada para ações em marketshare, sustentabilidade e monodoses. Os fatores inovação, qualidade e sustentabilidade são colocados como críticos para o desempenho da indústria cafeeira na atualidade. Ainda conclui-se, por fim, que as tendências principais na área tecnológica serão novas variedades de café, investimento em processos de colheita mecanizada e pós- colheita. Na área econômica será o aumento de área plantada de robusta no mundo e agregação de valor a partir dos cafés especiais. No segmento social, os principais apontamentos são para um posicionamento mais eficiente do marketing do café brasileiro no exterior, um maior número de fazendas certificadas e crescimento do consumo de monodoses.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os pilares da qualidade: o processo de implementação do programa de qualidade do café (PQC) no mercado de café torrado e moído do Brasil
    (Universidade Federal de Lavras, 2007-02-12) Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente; Machado, Rosa Teresa Moreira
    O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de implementação do Programa de Qualidade do Café (PQC) e suas implicações nas empresas de café torrado e moído do Brasil. Para isso, foram pesquisadas treze empresas associadas à Associação Brasileira das Indústrias de Café (ABIC), divididas em empresas adotantes e não-adotantes do PQC. Primeiramente, buscou-se descrever a filosofia e os objetivos que sustentam a concepção do PQC, por meio da construção de um modelo teórico de análise, os “Pilares da Qualidade”, com o suporte da Economia dos Custos de Transação (ECT) e da qualidade. Para investigar como os objetivos do PQC estão sendo interpretados pelas indústrias torrefadoras, foram analisadas as ações efetivas e as dificuldades de implementação do programa pelas empresas adotantes da certificação. Desse modo, foram identificados os pontos críticos do programa, o que possibilitou a realização de uma análise das empresas não-adotantes, identificando se elas estariam preparadas para aderir ao PQC. Também foram analisadas as estratégias de suprimento de matéria-prima das torrefadoras e suas estratégias de mercado. Os dados obtidos com a pesquisa foram analisados dentro do modelo dos “Pilares da Qualidade”. Como principais resultados, pode- se concluir que o principal fator que aumentou a coordenação vertical entre as empresas pesquisadas foi a qualidade. Em conseqüência disso, a implementação do PQC faz com que as empresas adotem estratégias de coordenação vertical com seus fornecedores e distribuidores. A chave para o aumento da coordenação é a imposição de um padrão de qualidade às torrefadoras. Por outro lado, todas as empresas adotantes afirmaram que tiveram dificuldade em implementar ou documentar a rastreabilidade de sua produção. Identificou-se que as empresas pesquisadas que focavam seu negócio na diferenciação por atributos de qualidade precisam do alicerce da certificação ou de marcas fortes para transmitir credibilidade aos seus consumidores. Esse fato comprova a importância de utilizar uma maneira eficiente de transmitir informações, buscando reduzir a assimetria informacional entre fornecedor e cliente. Num desenho geral, é clara a percepção de que a ABIC, utilizando o PQC, almeja se tornar o principal agente coordenador do agronegócio café no Brasil.